DOCUMENTÁRIO “US NOW”

17 votos

Recentemente tive a oportunidade de ver o fantástico vídeo “Us Now” (Nós Agora, UK, 2009) e quero compartilhá-lo aqui na rede.

O documentário traz uma discussão sobre as mudanças que estão ocorrendo no mundo com o advento de novas ferramentas (principalmente, a internet) que permitem uma interação em um nível nunca visto antes. A partir desse fato, o filme explora quais  os efeitos dessa interação, questionando sua legitimidade, confiança e segurança. 
 
O filme pode ser dividido em duas partes: no primeiro momento, são apresentados sites  como CouchSurfing, Mumsnet e Directionless que mostram como as redes sociais podem interagir na integração de pessoas de todo o mundo, fortalecendo o compromisso e ajuda mútua entre desconhecidos. 
 
Num segundo momento, o filme provoca uma discussão mais intelectual acerca das possibilidades de integração dessas redes em escalas maiores, como na participação e construção dos governos, revelando um novo paradigma de administração pública participativa e colaborativa,  em que os  gestores devem oferecer recursos para que as pessoas se envolvam e tomem decisões por si mesmas.

Dentro do modelo político proposto, “ O serviço público tem que começar com pessoas e não com problemas e necessidades”. Uma idéia que se alinha com os princípios da PNH.

 
Vejam com mais detalhes cada um desses pontos, assistindo o vídeo abaixo. Para as pessoas que quiserem vê-lo com a legenda em português, basta clicar na setinha na barra inferior do mesmo: