HUT realiza ação educativa sobre gerenciamento de resíduos

10 votos

Visando sensibilizar a comunidade hospitalar sobre a importância do gerenciamento dos resíduos de saúde, o Hospital de Urgência de Teresina Dr. Zenon Rocha está realizando oficinas e palestras para informar, atualizar e instrumentalizar os profissionais de saúde, exercendo uma educação permanente no HUT. O projeto prever mais de 30 oficinas que serão realizadas, semanalmente, e 8 palestras.
O desenvolvimento destas ações fazem parte de um projeto educativo que vai desde a segregação, acondicionamento, e coleta até a disposição final dos resíduos, contribuindo para a mudança e reestruturação dos hábitos. Para Francisca Cortez, enfermeira e coordenadora do Núcleo de Educação Continuada, “é necessária a segregação dos resíduos no local onde são produzidos, dando correto encaminhamento aos resíduos gerados no ambiente hospitalar. Buscamos reduzir a quantidade de resíduos gerados, e minimizar os efeitos sobre o meio ambiente e a saúde publica”.
Para realizar a segregação dos resíduos dentro do hospital, o HUT já possui o material necessário, como containers com identificação para cada tipo de resíduo gerado. Alem de manter de forma sistemática e continua ações educativas, principalmente aos usuários, acompanhantes, visitantes e estudantes, que formam uma população rotativa dentro da instituição.
“Através destas ações seguras, desejamos sensibilizar a todos que frequentam o HUT. Neste projeto, a expectativa é que em torno de 2 mil pessoas participem, e esperamos conscientizar sobre todos os assuntos relativos ao gerenciamento de resíduos de saúde”, comenta Clara leal, diretora-geral do HUT.