Projeto Acolhendo na UTI ajuda pacientes na recuperação

10 votos

 Acolhendo na UTI, esse é o nome do projeto que vem sendo implementado pelo Grupo de Trabalho de Humanização através do Serviço de Terapia Intensiva, Setor de Psicologia e Serviço Social do Hospital Getúlio Vargas (HGV), tendo como principais objetivos orientar e ajudar pacientes e familiares a superarem a ansiedade e os momentos difíceis do processo de hospitalização, bem como lidarem com a forte carga emocional que normalmente envolve quadros clínicos delicados.

 

“O atendimento psicológico em uma UTI se reveste de uma importância particular por ser um ambiente de alto grau de estresse que envolve não só o paciente, mas também toda a família e a própria equipe de profissionais. Trabalhamos as pessoas de acordo com o estado emocional de cada uma. Dai a importância desse projeto, que faz parte do Plano de Ação de Humanização adotado pelo HGV, e dentro das diretrizes da PNH”, explica a psicóloga Zilma Bento.

 

A estudante Eliane Sousa, 19 anos, está com uma tia internada em uma das UTI’s do Hospital e diz que achou muito boa a iniciativa. “Fica mais fácil entender o problema que o paciente tem, pois tudo nos é repassado pela psicóloga de uma maneira que transmite tranquilidade e segurança, diminuindo o estresse de quem tem um parente internado em uma Unidade de Terapia Intensiva”.

 

“Além dos projetos de modernização, ampliação da estrutura e abertura de novos serviços de alta complexidade, o Hospital também tem priorizado investimentos em projetos de humanização visando a oferecer um atendimento cada vez mais humanizado aos usuários. “Já avançamos muito nesse sentido, mas é preciso melhorar sempre. Para isso nosso Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) tem trabalhado conforme a Politica Nacional de Humanização do Ministério da Saúde (MS)” , destaca o diretor geral do HGV, Carlos Iglézias Brandão.

 

Iglézias ressalta que para assistir aos pacientes em pós-operatório de procedimentos cirúrgicos de alta complexidade e de doenças graves, que necessitam de cuidados especiais e monitorização contínua, o Serviço conta com modernos equipamentos e uma equipe multiprofissional constituída por 16 médicos plantonistas e 03 diaristas, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

 

O horário de visita nas UTI’s foi ampliado e acontece das 15h ás 17h; e são fornecidos dois boletins diários que informam aos familiares sobre a evolução do quadro geral de cada paciente.