HUT realiza diálogo de acolhimento com acompanhantes das emergências

10 votos

Visando ampliar o espaço de diálogo entre funcionários e acompanhantes de emergências, o Hospital de Urgência de Teresina Prof. Dr Zenon Rocha realiza rodas de diálogo que contribuem no acolhimento dos pacientes ao em tempo que se utilizem do serviço publico de saúde. As reuniões acontecem semanalmente às sextas-feiras, das 8:30 às 10h, no jardim 7, localizado entre o setor de laudos e UTIs do HUT.

A ação é desenvolvida pelo setor psicossocial do HUT, tendo como responsáveis a assistente social Francisca Lima e psicólogo Magno Alves. Para o psicólogo Magno Alves, “tal iniciativa é essencial por tentar minimizar a angústia e, ou, sofrimento, vivenciados em ambientes hospitalares por tais acompanhantes por terem um ente querido em estado grave de saúde. Buscando também qualificar ainda mais o serviço, e garantir a eficiência, a partir das necessidades sentidas nestas discussões”.

Embora tenha como publico-alvo os acompanhantes das emergências, pretende-se viabilizar uma aproximação entre usuários, visitantes, estudantes, trabalhadores e gestores destas emergências, sensibilizando que a assistência em saúde se qualifica com a relação usuário-profissional estabelecida.

O projeto faz parte do plano de ações do HUT para 2012, e se referencia no Plano Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde, para tornar o ambiente hospitalar cada vez mais humanizado e eficaz.