Dia V de Combate às Verminoses

13 votos

Introdução: Este projeto foi desenvolvido pelos doutorandos Gilcimara Valéria Martins, Mariana Maciel Smith e Victor Adib Feitoza do curso de Medicina da UFRN, durante o Estágio em Saúde Coletiva, na Unidade Básica de Saúde de Vila São José, no município de Macaíba/RN. O estágio aconteceu sob a tutoria da Profª Ms Vilani Medeiros e preceptoria da Enfermeira Maria Gracimani Trindade e Médico Jailton Barbosa. Ao longo das sete semanas de estágio supervisionado, conhecemos o território adscrito à nossa unidade no seu contexto social e de saúde da população, o que nos possibilitou eleger problemas prioritários que merecem uma abordagem mais complexa. Em decisão conjunta com os funcionários da UBS de Vila São José, optamos por atuar nos casos de Verminoses devido a sua alta prevalência nessa área e escolhemos os alunos da Escola Municipal Fabrício Gomes e os internos do Orfanato Lírio do Vale por se tratar de um grupo que devido suas peculiaridades, em especial os internos, apresentam maior dificuldade de se dirigir ao serviço de saúde.
Metodologia: O “Dia V de Combate às Verminoses” foi uma ação conjunta da Escola Municipal Fabrício Gomes, do Orfanato Lírio do Vale, da Unidade Básica de Saúde de Vila São José e Secretaria Municipal de Saúde, visando reduzir a prevalência e morbidade por parasitoses entre as crianças e adolescentes das já citadas escola e orfanato. A intervenção se deu por meio de uma ação de caráter médico associada a ações de caráter educativo. A primeira se deu através do tratamento medicamentoso (Albendazol suspensão oral 40mg/ml dose única) para todas as crianças previamente autorizadas através de um formulário de autorização assinado por seus pais ou responsáveis. A segunda, por sua vez, se deu por meio de uma Roda de Conversa, na qual se dialogou sobre as parasitoses tanto no seu aspecto clínico e sintomatológico, quanto no aspecto preventivo, abordando temas sobre higiene pessoal, de alimentos e higiene ambiental. Foram realizadas, ainda, atividades de lazer e interação social promovendo um dia de diversão para nós, para as crianças e adolescentes.
Resultados: O “Dia V de Combate às Verminoses” mostrou-se uma atividade Humanescente, com capacidade de unir em uma única intervenção ações de promoção da saúde, prevenção de agravos e tratamento de uma patologia, no caso específico, de verminoses. Houve uma grande adesão das pessoas envolvidas, mostrando que a população é consciente do seu papel como agente ativo nas ações de saúde. Tivemos uma adesão de 93,5% das crianças, sendo um total de 172 que foram medicadas, as demais apesar de não autorizadas pelos pais a receber o medicamento foram incluídas nas atividades de educação e lazer. Durante a Roda de Conversa, as crianças mostraram-se interessadas em adquirir novos conhecimentos, bem como em dividir com os colegas o que sabiam acerca do tema abordado o que resultou em um diálogo rico para todos os participantes.
Conclusão: Com o nosso projeto de intervenção final do Estágio em Saúde Coletiva, pudemos constatar o resultado dos conhecimentos que adquirimos ao longo da nossa graduação sendo empregados em ações que tem o poder transformador da situação de saúde da população. O “Dia V de Combate ás Verminoses” se mostrou uma intervenção efetiva, de custo reduzido, tanto no aspecto financeiro quanto no tocante aos recursos humanos dispendidos. É importante ressaltar que a Educação em Saúde é um importante meio de reforçar o vínculo Unidade de Saúde – Escola – Comunidade. Para nós, futuros médicos, fica a experiência de que nosso papel profissional vai muito além de anamnese, exame físico, exames complementares e condutas acertadas para sermos disseminadores de saúde, no seu conceito ampliado.