Implantação do Acolhimento nas Unidades Básicas de Saúde

11 votos

Prefeitura de Boa Vista realizará desta segunda-feira (26) até sexta-feira (30) a 1ª Oficina para implantar o Acolhimento nas unidades básicas de saúde do município de Boa Vista. A capacitação acontecerá para duas turmas de 20 profissionais, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, no bloco do curso de Medicina, da Universidade Federal de Roraima, na sala PET-Saúde.

Segundo explicou Lucimara Araújo, Assessora Municipal de Humanização, durante a oficina serão discutidas a Proposta de Protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) para a atenção básica.

Além das demais ferramentas que poderão apoiar a implementação deste dispositivo da Política de Humanização e contribuir para a reorganização dos processos de trabalho, com foco na valorização do trabalho, do trabalhador e melhor atendimento aos usuários da saúde.

O objetivo da implantação do Acolhimento com Classificação de Risco é qualificar e melhorar o atendimento da nas unidades básicas de saúde, avaliar o paciente logo na sua chegada, além de humanizar e descongestionar o atendimento, estabelecer critérios seguros de classificação de risco fazendo com que o paciente seja avaliado precocemente de acordo com a sua necessidade.

“Para que isso funcione adequadamente vamos precisar de uma ampla divulgação para a população sobre o novo modelo de atendimento. Outro ponto fundamental é a elaboração de fluxos de funcionamento dos serviços, conforme o Protocolo de ACCR, além do estudo da Rede de Serviços de Saúde e a integração destes serviços com outras redes como o SUAS (Sistema Único de Assistência Social), no intuito de promover o atendimento integral à saúde da população”, explicou Lucimara.