Ter, Amar e Ser. Pilares da Felicidade Humana

10 votos

 Se tivéssemos que definir em poucas palavras o que torna felizes indivíduos e comunidades na atualidade, resumiria tudo em três pequenas mais poderosas palavras. Ter, amar e ser, que juntas definem uma condição simples, e ao mesmo tempo complexa de se exprimir que o é bem estar. Situação tão estudada e buscada.

Com o movimento da globalização, tornando a sociedade moderna, cada vez mais capitalista e seletiva, a dificuldade de acesso aos recursos econômicos, favoráveis, não a uma sobrevivência, mas uma vivência digna e livre da miséria, tem tornado cada vez mais vulnerável a qualidade de vida, devido a situações de estresse, moradia inadequada, exclusão do sistema educacional e desejo por um serviço de saúde de qualidade.

O crescimento de usuários nas redes sociais, as agências de namoro e matrimônio, a grande variedade de profissionais denominados personal como: Personal diet, personal trainer, personal stylist, coaching dentre outros, mostra a carência de ser ouvido, compreendido, acolhido e porque não amado, que cada um trás na sua essência.

Presenciamos a todo o momento, relacionamento desfeito, crianças, precocemente inseridas nas drogas ou em situação de rua, líderes mundiais decaídos, religiões em conflito, vidas dizimadas no trânsito e também na violência urbana, enfim, a sociedade está mergulhada num caos existencial porque as pessoas estão desaprendendo a amar. O amor, tem se tornado apenas uma palavra, utilizada nas composições musicais, na troca de afetos nem sempre sinceros, ou como meio de comércio.

Toda essa mutação social tem levado todos a buscarem locais, situações, momentos e pessoas que te façam sentir valorizados, reconhecidos, acolhidos, amados e seguros.

Daí, o crescimento das terapias holísticas, práticas essas, que contemplam a harmonia do ser humano consigo mesmo, dele com os outros e dele com a natureza.

Ser um ser participativo, proativo, integrativo e acima de tudo ter em algum momento um poder de decisão, ainda que seja sobre sua própria vida, ou na sua carreira profissional, no seu relacionamento, na sua modalidade esportiva de preferência ou até mesmo no processo de decisão entre viver ou morrer, dá ao ser humano, a sensação de que ele é alguém, existe, e acima de tudo pode determinar sua felicidade.

“Portanto, deseje ter em abundância tudo o que pode contribuir com sua longevidade, que te faça sentir amado e acima de tudo amar incondicionalmente, e só assim, verá sua vida ter pleno sentido, tornando-a mais plena e feliz.”