Entre o mergulho e a barca
"Define-se, assim, a ‘humanização’ como a valorização dos processos de mudança dos sujeitos na produção de saúde." (Pereira e Barros, 2009).
Olá,
Meu nome é Moysés, sou tres-lagoense, psicólogo, e faço parte como participante da Rede e nos caminhos do SUS há algum tempo, mas agora estou em um momento especial: curso a Residência Multiprofissional em Saúde da Família, da Universidade Estadual de Londrina, no município de Londrina/PR. A expectativa que me guiou a este curso foi a perspectiva de mergulhar na prática e na realidade, buscando efetivar e continuar a práxis sonhada e vivenciada em outros momentos da minha formação. A ideia de escrever este blog fez sentido a partir do entendimento de humanização transcrito acima, pois neste momento busco encontros, criações e mudanças no meu processo de ser sujeito na produção de saúde. Experimentando o estudo, o trabalho e os afetos, espero compartilhar por aqui um pouco da trama que começa se entrelaçar e mobilizar minha vida, agitando e intencionando para a produção da saúde, minha e dos outros. Espero, também, conhecer e me encontrar com outras tramas, com outras pessoas que partilham suas experiências pela rede. Costumo dizer que adoro encontros, e aqui vejo um espaço oportuno para estes acontecimentos.
Abraços e até logo!
Update:
Pereira, E. H. P, Barros, R. D. B. Humanização. In: Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2009.
Por jacqueline abrantes gadelha
Olá, Moisés!
Sua chegada com uma apresentação tão brilhante e espontânea, certamente amplia as possibilidades de bons encontros e novos acontecimentos na rede.
Sigamos aqui "entre o mergulho e a barca".
Um abraço,
Jacqueline (Natal/RN)