O Publico e o Privado na saúde:…

11 votos

Através da análise do filme Sicko é possível observar algumas relações interessantes sobre as estratégias politicas de assistência à saúde. O documentário de Michael Moore revela algumas possibilidades em relação a saúde:
1) Países que oferecem politicas para o cuidado da saúde, acessível a toda a população e de boa qualidade, como no caso do Canadá, França, Inglaterra, Cuba.
2) Países que não possuem uma politica de saúde para toda a população, os deixa a mercê dos planos de saúde, como os EUA, onde pessoas morrem porque os planos não autorizam os tratamentos (para não perderem dinheiro). Ou seja, o mais importante é o lucro, a vida do sujeito fica sem importância nesse sistema.
3) Países que tem uma politica de saúde para toda a população, mas que a pratica não funciona como na teoria. Nosso caso, Brasil, que continuarei explorando nesse post.
O Brasil consolidou o SUS – Sistema Único de Saúde, em 1998. A teoria do SUS prevê que o atendimento fosse semelhante ao canadense. Porem na pratica, não é o que se observa. Basta abrir um jornal e ver as manchetes de hospitais superlotados, filas, pessoas sendo atendidas nos corredores e mortes por falta de atendimento.
A realidade é que o SUS ainda tem se revelado incapaz de oferecer assistência a todos, levando muitas pessoas a fazerem planos de saúde (saúde privada) para ter assistência quando ficam doentes. A saúde privada no Brasil é uma forma de ter atendimento quando necessário, para a parte da população que pode pagar por isso.
Acredito que seja preciso corrigir as falhas do SUS. O governo deveria oferecer condições básicas para população e também fiscalizar os planos privados.
Dina Czeresnia, no texto “O conceito de saúde e a diferença entre prevenção e promoção” afirma que a saúde não se trata de propor conceitos e modelos científicos mais inclusivos e complexos, mas de construir discursos e práticas que estabeleçam uma nova relação com qualquer conhecimento científico.
Nesse contexto de reinterpretação dos conceitos, as praticas de saúde não devem ficar apenas na teoria, para a humanidade não sair perdendo. Também acredito que deveriam se feitos mais programas de Promoção da saúde, que leva em conta aspectos subjetivos dos sujeitos e serve para aumentar a saúde.

Fonte:
DVD “SiCKO, de Michael Moore.