Evagelina Rosa desenvolve ações voltadas para acompanhantes

12 votos

 Referência por ser um Hospital-Escola, a Maternidade Evangelina Rosa-MDER, no Piauí, está desenvolvendo um projeto de intervenção voltado para as acompanhantes da Ala “A”, onde ficam internadas as pacientes consideradas de alto risco. Desenvolvido pelas estagiárias do curso de Serviço Social da UFPI Roseana Maria e Zaira Bianca, o projeto “Cidadania em Alta” tem como proposta levar humanização às usuárias que permanecem muito tempo na maternidade.

De acordo com as estagiárias, as acompanhantes são peças fundamentais no processo de recuperação das pacientes e merecem atenção especial, pois ficam estressadas com o tempo de permanência no hospital.

As ações desenvolvidas pelas estagiárias são divididas em quatro atividades: “Café com aroma de mulher”, realizado no espaço “Acolher”, que consiste em uma roda de conversa onde são debatidos temas voltados para a mulher, como família e autoestima.

O “Conhecer e Agir”, rodas de conversas com temas sociais e de cidadania. Durante as atividades, são repassadas informações sobre os direitos da mãe, como bolsa-família, bolsa maternidade, o funcionamento do Sistema Único de Saúde e, ainda, os direitos e deveres das pacientes e acompanhantes da maternidade.

Voltado para combater o estresse das acompanhantes, o “Relaxar é preciso” consiste em atividades de relaxamento e ginástica aeróbica. A atividade é realizada em parceria com a residência multiprofissional de saúde da Universidade Estadual do Piauí.

O “Criatividade em Alta” consiste em oficinas artesanais, onde as acompanhantes recebem cursos de lembranças para recém-nascido. “ O nosso objetivo é que as usuárias se sintam bem e que conheçam os seus direitos e deveres como cidadãs”, destaca Roseana.

Por Carolina Durães 

Assessoria de Comunicação