Coluna gente que faz humanização em Alagoas

12 votos

Estamos inaugurando a coluna Gente que faz humanização em Alagoas do blog Curso da PNH em Alagoas . Nossa intenção é divulgar ações de profissionais e municípios de diversos lugares que por muitos motivos não aparecem. Vamos mostrar que nós estamos sim fazendo a PNH se tornar realidade com ações macro ou micro abrangentes, mas cada uma dando sua contribuição para tornar a saúde e o SUS do nosso estado mais universal, equânime e integral como pressupõe os princípios do SUS.

Para começar vamos mostrar uma ação da Cidade de Senador Rui Palmeira. Quem enviou o material foi a nossa colega do curso de Formação de Formadors da PNH em Alagoas Enfermeira Elzicleia Oliveira. a ação é: Trabalhando a carta dos usuários do SUS. Ela nos conta a seguinte história da ação:

"Na última Conferência Municipal de Saúde ficou acordado que em cada UBS ficaria um cartaz com a carta dos direitos dos usuários. Entretanto as pessoas não paravam para ler, muitas por saberem ler mesmo. Chamei um dos conselheiros de saúde Valci Melo que sempre se destacou pela sua forte atuação, expus o problema e daí surgiu a idéia de divulgar nas comunidades. Confeccionamos panfletos e banner também e durante as reuniões quinzenais na comunidade trabalhamos todos os 6 princípios e tiramos as dúvidas da população. A UBS que trabalhamos é a Mons. Moiséis Vieira dos Anjos e fica no Povoado Candunda na Cidade de Senador Rui Palmeira."

 

Segue algumas fotos das reuniões coma comunidade.