2º Domingo de maio: Comemoração em dobro para quem é “2 X mãe”

10 votos

 

Amamentar significa muito mais que garantir a saúde do bebê nos primeiros meses de vida. É um gesto de amor e carinho que contribui para que a criança se torne um adulto saudável. No entanto, nem todas as mães conseguem produzir este alimento e acabam contanto com a ajuda de outras super mães: as doadoras de leite humano.

Mãe que doa leite materno é "2X mãe". Essa é a tônica que move a equipe do Banco de Leite Humano da Maternidade Dona Evangelina Rosa-MDER, no Piauí: que não mede esforços para intensificar a campanha “Faça Parte do Clube 2X mãe”, de incentivo à doação de leite materno, lançada em janeiro pelo diretor da maternidade, Francisco Martins.

É um ato de solidariedade, que faz bem a quem recebe, mas também para quem doa. “A gente que pode amamentar nosso bebê sabe o quanto é importante para a saúde dele. Portanto, é um motivo nobre ajudar as demais mães que não podem amamentar seus filhos. Além disso, quanto mais a gente amamenta ou doa, mais a gente produz leite. ”, destaca a doadora Priscila Barros, que enfatiza a importância do aleitamento materno.

O leite doado é oferecido a bebês prematuros, de baixo peso, impossibilitados de mamar na própria mãe. Toda mulher que esteja amamentando pode doar o leite excedente sem que isso prejudique a sua saúde ou a do bebê. “É um gesto solidário que não tem preço”, enfatiza a coordenadora do Banco de Leite da MDER, Vanessa Paz.

Doação de leite beneficia cerca de 80 crianças diariamente

 

O leite materno é um alimento nobre. Prova disso é que uma gota tem mais de 150 substâncias benéficas à saúde do bebê, deixando-o protegido de uma série de doenças. Por meio do Banco de Leite da MDER, cerca de 80 bebês são beneficiados por dia com o leite materno.

A maternidade é referência tanto pela qualidade em atendimento e coleta do material na casa da doadora, como na garantia de repassar o material coletado aos recém-nascidos. Atualmente, a instituição possui o título “Hospital Amigo da Criança” oferecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através do Unicef. Entre os critérios para a concessão deste título, está o incentivo ao aleitamento materno.

As mães cadastradas recebem todas as orientações necessárias para realizar a doação. Para aquelas que realizam a extração em casa, o Banco de Leite fornece um kit contendo frascos esterilizados, além de materiais de proteção como toucas e máscaras.

Além das mães que doam leite, a comunidade pode ajudar doando frascos de vidros com tampa de plástico para armazenar o alimento. O telefone do Banco de Leite é 0800-280-2522.

 

Por Carolina Durães 

Assessoria de Imprensa 

Maternidade Dona Evangelina Rosa