Dia sem mães

27 votos

Querid@s amig@s,

Foi lançado um movimento mundial de mulheres esta semana por um dia das mães sem mães no próximo dia 13.

A causa (combater a mortalidade materna) é de uma transcendência indiscutível! Mas o que mais me emocionou nessa iniciativa é a forma de manifestação escolhida por essas mulheres/mães incríveis!

O vídeo acima ainda não tem legenda. Então, fiz uma rápida tradução do que está sendo dito para que todos possam entender. Se alguém, com um pouquinho mais de tempo do que eu, puder incluir as legendas no YouTube (inclusive se servindo dessa minha rápida tradução), estaria dando uma grande contribuição para esse movimento internacional.

1000 mulheres morrerão no próximo dias das mães pelo simples fato de que estavam por se tornar mães.

360.000 mortes a cada ano por complicações durante a gestação e o parto, 90% delas prevenÍveis.

Para chamar a atenção para este fato terrível, mulheres/mães de todo mundo escolheram não participar do dia em que mais pensamos nas mães.

O que estas mulheres maravilhosas estão dizendo bem alto, através desse silêncio e dessa ausência, é:

"Eu participarei do ‘dia sem mães‘.

Eu escolherei desaparecer num ato de solidariedade com todas as mães em risco em todo mundo.

Eu sei que não será fácil não telefonar, não atualizar meu status no facebook ou pedir para que nenhum presente me seja comprado, mas minha ausência mostrará a todos o quanto uma mãe faz falta quando ela se foi e fará com que as famílias de toda parte falem sobre essa questão para que, no próximo ano, mais mães e famílias possam celebrar o dia das mães juntas.

Então, juntem-se a mim."

 

Como filho e marido de uma mãe, procurarei minhas mulheres/mães no próximo domingo para comemorar o seu dia e entenderei se não as encontrar. Mas, mesmo que elas não desapareçam, mesmo que passemos esse dia juntos, essa campanha já fez com que o próximo dia das mães tenha se tornado um dos mais belos dia das mães de todos os tempos! Pelo simples fato de que não nos deixará esquecer que "todas as mães contam".

Um abraço especial para cada mãe do mundo!