Ensinando a Planejar o Amanhã

21 votos

 Introdução

     Este projeto de intervenção foi desenvolvido pelos doutorandos Diego Rebouças Cunha, Luíza Emília Bezerra de Medeiros e Yuri Raoni Ramalho Rocha, do curso de Medicina da UFRN, durante o Estágio em Saúde Coletiva, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila São José, no município de Macaíba/RN (Na grande Natal). O estágio aconteceu sob a tutoria da ProfªMsVilani Medeiros e preceptoria da Enfermeira Maria Gracimani Trindade e do Médico Jailton Barbosa.

     O Planejamento Familiar é definido pela Lei Nº. 9.263 de 12 de janeiro de 1996, a qualdeclara que esse é direito de todo cidadão e compreende o exercício da paternidade responsável e o direito de escolha consciente por parte do casal do método contraceptivo que melhor lhe convier, objetivando prevenir gravidezes indesejáveis e abortamentos, que causam um grande impacto social e econômico ao País.
     Além disso, é importante salientarque o planejamento familiardeve focar aspectos além da anticoncepção ou do controle da fecundidade, tais quaisa prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e outros fatores de riscos à vida da mulher ou do futuro concepto.
     Sendo assim, a proposta do projeto ocorreu já que percebemos ao longo das sete semanas do estágio um grande número de gestantes adolescentes na comunidade, correspondendo a 36% das grávidas da Vila São José no ano de 2011, segundo dados do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), enquanto que no Brasil,essa taxa está em torno de 20%.Além disso, observarmos falhas no que dizem respeito a aspectos diversos do planejamento familiar, dentre eles a “entrega” dos métodos sem a orientação devida, falta de informação das usuárias, dúvidas sobre como proceder diante do fluxo dos pacientes (consultas de 1ª vez ou subsequentes) e necessidade de atualização dos agentes comunitários de saúde (ACS) sobre o funcionamento do planejamento familiar.

Objetivos

•Implementar nova rotina/protocolo para o atendimento em Planejamento Familiar na UBS da Vila São José.

•Atualizar e capacitar os ACS da área, técnica de enfermagem, enfermeira e médicosobre a temática do Planejamento Familiar, obedecendo às respectivas competências individuais.

Metodologia

     A intervenção foi realizada na UBS da Vila São José no município de Macaíba/RN, onde atua uma Equipe de Saúde da Família composta por: 01 médico, 01 enfermeira, 01 dentista, 01 técnica de enfermagem, 01 auxiliar de consultório dentário (ACD) e 05 ACS, sendo estes os alvos da nossa ação. A equipe é responsável por 979 famílias, correspondendo a um total de 3461 pessoas (SIAB 2011), distribuídas em 07 microáreas.
     Inicialmente, buscamos o apoio da secretária municipal de saúde com panfletos e outros materiais para a intervenção, em seguida elaboramos a apresentação sobre planejamento familiar e os fluxogramas do novo protocolo proposto, tomando como referência os manuais do Ministério da Saúde do Brasil sobre o tema.
     Foi acordado com a equipe que a intervenção seria realizada no turno da manhã do dia 08 de maio do ano vigente, consistindo-se em 02 momentos. No primeiro, faríamos a apresentação utilizando equipamentos audiovisuais, objetivando a atualização dos profissionais. No segundo, seriamexplicados os novos fluxogramas propostos, sendo um de acolhimento da(o) paciente e outro orientando a prescrição dos métodos contraceptivos disponíveis na rede de saúde do município.

Resultados

     Conforme programado, a intervenção aconteceu no dia 08 de maio de 2012, tendo início às 09 horas e 30 minutos da manhã. Contou com a participação de toda a equipe da UBS, à exceção de uma ACS. A equipe mostrou-se bastante interessada no assunto e realizou diversas perguntas, procurando retirar as dúvidas com relação ao tema. Os novos protocolos foram apresentados e posteriormente fixados, o de acolhimento na recepção da UBS e o outro no consultório médico.
     Após o término da intervenção, quando questionados sobre as suas opiniões acerca da mesma, os profissionais demonstraram satisfação com os conhecimentos adquiridos e relataram que ampliaram a sua visão sobre Planejamento Familiar, como uma política que vai muito além de simples contracepção.Além disso,ratificaram a vontade de pôr em prática e levar adiante os novos protocolos, inclusive estabelecendo um horário no cronograma semanal para a realização do Planejamento Familiar, o qual não estava inserido. Sendo assim, conseguimos cumprir os objetivos da nossa intervenção.

Conclusão

     Através dessa intervenção tivemos a chance de compartilhar o conhecimento que aprendemosnas cadeiras da universidade, retribuindo àquela comunidadeo investimento e o aprendizado propiciados à nossa formação médica. Esperamos que a capacitação da equipe e os novos protocolos mudem o panorama do planejamento familiar da UBS da Vila São José e estendam-se também a outras UBS do município.A intervenção foi extremamente gratificante, pois utilizando de ferramentas simples, práticas e de baixo custo pudemos ajudar nessa mudança de realidade da população, conforme Benjamin Franklin disse uma vez: “Investir em conhecimentos rende sempre melhores juros”.

Referências

1. BRASIL. Ministérios da Saúde. Planejamento familiar: manual para o gestor. Série, Normas e Manuais Técnicos. Brasília – DF, 2002.

2. FERREIRA, J. C. L., Planejamento Familiar na Unidade Básica de Saúde de Queimadas, Horizonte (CE): proposta de uma nova estratégia de atendimento em anticoncepção. Escola de Saúde Pública do Ceará, Fortaleza, 2009.