Região norte discute apoio integrado como estratégia da produção do comum
Basta juntar para integrar?Basta integrar para transversalizar?A consultora do núcleo técnico da PNH Célia Nicolotti apresentou a estratégia do apoio integrado aos trabalhadores, gestores e usuários reunidos no III Encontro de Coordenações e Representações da PNH na região norte do Brasil. A fonoaudióloga falou sobre a necessidade de se buscar novas formas de agir em saúde, mais democráticas e integradoras.
O debate levantou ainda a reflexão sobre a necessidade de atitude por parte dos trabalhadores em assumir seu protagonismo dentro dos serviços e contribuir com a rede de saúde.
Para a coordenadora estadual da humanização no Amazonas Telma Amaral, a reflexão foi importante para entender um pouco mais sobre a proposta de apoio integrado do Ministério da Saúde. “Cada vez que estamos reunidos com os demais do norte, renovamos nossos planos de trabalho”, afirmou. Concorda com ela a trabalhadora da Secretaria Estadual de Saúde do Acre Marcia Aurélia, que espera levar as reflexões para sua unidade de saúde. “Pudemos beber da fonte da humanização e entender sobre a proposta do Ministério da Saúde ”, analisou.
No III Encontro, os participantes receberam os kits com os materiais da PNH e também documentos do MS sobre o apoio integrado.
A apresentação completa da consultora da PNH está anexa a este post.