Humanizapampa: Curso para fortalecer as redes do SUS

14 votos

Nestes dias 17 e 18 de maio, a UP Humanizapampa, organizou a primeira etapa do Curso de Humanização. Esta primeira unidade de aprendizagem contou com atividades de acolhimento, dinâmicas de inclusão, trabalhos de grupo e Apresentações de vídeo.
Os alunos são trabalhadores e gestores oriundos dos serviços de saúde da região da fronteira oeste do RS. A coordenação do curso esteve a cargo de Izabel Pradel e Cira Lopes, ambas da 10ª Coordenadoria de Saúde e Zé Luiz do NURESC Ampliado. Nos primeiros dias os alunos além de debaterem o projeto do curso e pactuarem atividades, assistiram a vídeo-conferência com Eduardo Passos e, vídeo-aula-expositiva com Dário Pashe, abordando, A PNH como um modo de fazer: desafios para a Humanização do SUS. Como debatedora convidada a apoiadora institucional da PNH, Judete Ferrari.
As próximas datas de aulas são 14 e 15 de junho; 19 e 20 de julho; e 16 e 17 de agosto. Onde os alunos apresentaram planos de ação para intervirem junto às redes locais em seus municípios.

Acompanhem em anexo, o projeto do Curso

PLANILHA DO PROJETO
CURSO DE HUMANIZAÇÃO DO SUS – FORTALECENDO REDES
10ª Coordenadoria Regional de Saúde – CRS/Alegrete

CRS 10ª CRS/ALEGRETE
NECESSIDADE IDENTIFICADA NO PLANO REGIONAL DE EPS Na tessitura das Redes de Gestão e Atenção Integral à Saúde a Partir do Fortalecimento da Atenção Primária em consonância aos princípios do SUS e aos dispositivos da Política Nacional de Humanização – PNH, sentimos a necessidade de um fio condutor, fio este que permeia entre as brechas dos nós, para que supere a fragmentação do trabalho em REDE na condução de Apoio e facilitador nos processos de produção de saúde em rede na região.
NOME DA AÇÃO E/OU PROJETO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE CURSO DE HUMANIZAÇÃO DO SUS – FORTALECENDO REDES

INSTITUIÇÃO EXECUTORA Instituição Executora: Secretaria executiva do NURESC AMPLIADO
Nº DE VAGAS E PÚBLICO ALVO 25 VAGAS para Gestores, Trabalhadores e o Controle social
METODOLOGIA DE ORGANIZAÇÃO O curso de humanização será desenvolvido com apresentações de vídeos “O SUS que dá certo”, vídeo-aula com consultores da Política Nacional de Humanização sobre os diferentes temas e dispositivos da PNH, dinâmicas, atividades lúdicas e atividades de Intervenção no território vivo e interação EAD.
RECURSOS Apoio administrativo do NURESC e dos NUMESCs
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO De maio de 2012 a agosto de 2012.
AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES As atividades serão monitoradas e avaliadas de acordo com o aproveitamento do aluno – apoiador/facilitador nas aulas. A freqüência de 75% nas aulas presenciais, nas atividades de intervenção e interação EAD serão requisitos para a certificação.

Nº RES. CIR Resolução Nº
PROJETO DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO PEMANENTE EM SAÚDE

CURSO DE HUMANIZAÇÃO NO SUS – FORTALECENDO REDES
10ª Coordenadoria Regional de Saúde – CRS
Justificativa
A Secretaria Estadual de Saúde – SES vem mobilizando diferentes atores com uma proposta inovadora, promovendo agenciamento de regionalização das “REDES DE GESTÃO E ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE A PARTIR DO FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA”. A Política Nacional de Humanização, por definição, é uma política transversal que envolve uma construção conceitual a partir de experiências exitosas, referenciadas pelo “SUS que dá certo”. No contexto de mudanças nos modos de operar a gestão da SES, a Política de Humanização oferece, a partir de um espaço de Educação Permanente, dispositivos que podem também ser apresentados como subsídios ao Apoio Institucional no processo em curso, bem como qualificar o debate sobre a organização de redes de atenção à saúde, podendo melhorar a qualidade clínica, os resultados sanitários e a satisfação dos usuários, além de reduzir os custos dos sistemas de atenção à saúde.
Para além do marco legal, no campo das políticas públicas comprometidas com a garantia de oferecer acesso equânime ao conjunto de ações e serviços de saúde, a organi¬zação do Sistema em rede favorece a construção de vínculos de solidariedade e cooperação.
O processo de formação de apoiadores e facilitadores institucionais aqui delineados considera o sujeito da aprendizagem como ativo e apto a aprender a aprender, a aprender a fazer, a aprender a conviver e a aprender a ser. A perspectiva é de contribuir com a construção de um sistema público de saúde que seja, de fato, democrático, participativo, na busca da equidade social e da integralidade da atenção à saúde com qualidade, eficiência e resolu¬tividade

Instituição Executora: Secretaria executiva do NURESC/10 ª CRS/Alegrete
Instituição apoiadora: SES/ESP/RS

 

Objetivo Geral
Subsidiar com ferramentas da Política Nacional de Humanização – PNH apoiadores e facilitadores institucionais, fortalecendo e ampliando sua participação na implementação da PNH na Atenção e Gestão do SUS, na região da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde – CRS.

Objetivos Específicos:
Socializar a estrutura da PNH;
Fomentar o processo de integração e articulação dos diferentes atores sociais da REDE envolvidos com a política;
Incentivar a criação de espaços de Humanização do SUS com a construção coletiva dentro dos Núcleos Municipais de Educação em Saúde Coletiva – NUMESC;
Estimular a integração da PNH às diferentes políticas de saúde “Redes de Gestão e Atenção integral à Saúde a partir do fortalecimento da Atenção Primária”, promovendo o acesso humanizado.

Metodologia de organização

O curso de humanização será desenvolvido com apresentações de vídeos “O SUS que dá certo”, vídeo-aulas com consultores da Política sobre os diferentes temas e dispositivos da PNH, dinâmicas, atividades lúdicas e atividades de Intervenção no território vivo. A cada encontro serão convidados debatedores que irão fomentar a discussão. Os docentes serão os Apoiadores Institucionais do Curso de Especialização em Humanização da Atenção e Gestão do SUS. A coordenação será pelo NURESC AMPLIADO da 10ª CRS.
As propostas apresentadas são Módulas de Aprendizagem que devem ser manejadas e reinventadas partir da singularidade de cada município.
Nº de Vagas
Serão oferecidas 25 vagas distribuídas entre os 11 municípios da 10ª CRS.

 

DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS POR MUNICÍPIO
Município Nº de vagas
Alegrete 3 vagas
Barra do Quara 1
Itaqui 3
Manoel Viana 1
Maçambará 1
Quaraí 2
Rosário do sul 3
Santana do Livramento 3
Santa Margarida do Sul 1
São Gabriel 2
Uruguaiana 3
10ª CRS 2
Total de vagas 25 vagas

Cronograma de execução do Curso de Humanização do SUS – Fortalecendo REDES

Mês Tema Carga horária
1º UNIDADE DE APRENDIZAGEM

17 e 18 MAIO 1º Momento – Acolhida aos discentes
2º Momento – Apresentação princípios, diretrizes e métodos da PNH com aula expositiva e roda de conversa (com debatedor convidado).
3º Momento – A PNH como modo de fazer: desafios para Humanização do SUS – Vídeo-aula: Dario Pasche.( debate em rodas de conversa).
4º Momento – Elaboração do Projeto de Intervenção

Planejamento para as Atividades de intervenção no território vivo.

Planejamento das Atividades em EAD
1 hora
7 horas

4 horas

4 horas

4horas

2 horas
TOTAL/HORAS I UA 22 horas
2º UNIDADE DE APRENDIZAGEM
14 e 15 JUNHO 1º Momento – Experiências do SUS que dá certo – Hospital Odilon Beherense e roda de conversa (com debatedor convidado).
Experiências de PNH que deram certo na Região (intervenções dos apoiadores do curso de Especialização de Humanização da Gestão e Atenção do SUS) Roda de discussão.
2º Momento – Acolhimento como diretriz clínica – Claudia Abbes – vídeo-aula e roda de conversa (com debatedor convidado).
Pautar o Acolhimento como diretriz da Clínica e gestão do cuidado na região – Que experiências são referências interessantes na região? Que experiências podem ser trazidas e supervisionadas por apoiadores convidados? ( apoio da ESP).
3º Momento – Diretrizes para a reorganização do trabalho em saúde – Conferencia do Gastão Wagner – vídeo-aula. ( debate em rodas).
Que experiências são referências interessantes na região? Que experiências podem ser trazidas e supervisionadas por apoiadores convidados? ( apoio da ESP)
Intervenção no território Vivo referente à aula anterior;
Atividades em EAD – Relatório da intervenção 4 horas

 

4 horas

 

4 horas

4 horas

4 horas
2 horas
TOTAL/HORAS II UA 22 horas
3º UNIDADE DE APRENDIZAGEM

19 e 20 JULHO 1º Momento – Trabalho em Equipe e Projeto Terapêutico Singular – Gustavo Tenório – Video-aula – Roda de conversa (com debatedor convidado).
Que experiências são referências interessantes na região? Que experiências podem ser trazidas e supervisionas por apoiadores convidados? (organizado pelas regionais com o apoio da ESP)
2º Momento – Redes conversação – Vídeo-aula com Ricardo Teixeira (com debatedor convidado).
Que experiências são referências interessantes na região? Que experiências podem ser trazidas e supervisionas por apoiadores convidados? (organizado pelas regionais com o apoio da ESP)
Intervenção no Território Vivo referente a aula anterior.
Atividades em EAD – Relatório de intervenção- dúvidas referentes ao Produto final ( através de Chat) 8 horas

 

8 horas

 

4 horas

4 horas
TOTAL/HORAS III UA 24 horas
4º UNIDADE DE APRENDIZAGEM
16 e 17 AGOSTO 1º Momento – Seminário Regional (Apresentação de trabalhos do Território Vivo), pautando as ferramentas da Humanização nas Redes de Gestão e Atenção Integral.
2º Momento – Produto Final – Avaliação e encaminhamentos para continuidade na ativação às Redes de Gestão e Atenção Integral. Apresentar um Plano de Ação para dar continuidade no processo. 8 horas

8 horas
TOTAL/HORAS IV UA 16 horas
TOTAL GERAL 84 horas

Público-alvo: Trabalhadores dos municípios da 10ª CRS
Total de horas Presencial: 64 horas
Total de horas de intervenção no território Vivo: 12 horas
Total de horas EAD: 8 horas
Avaliação das atividades
As atividades serão monitoradas e avaliadas de acordo com o aproveitamento do aluno- apoiador/facilitador nas aulas presenciais, tendo 75% de freqüência nas aulas presenciais, nas atividades de intervenção e interação EAD.

Titulação
Os alunos que tiverem 75% de freqüência em cada Módulo e a respectiva aprovação nos mesmos serão certificados pela Escola de Saúde Pública/RS.