Maternidade pública de Rio Branco oferece parto humanizado às gestantes

10 votos

A Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco – AC oferece às gestantes várias possibilidades para o parto humanizado.

 

A partir do apoio da PNH durante o Plano de Qualificação das Maternidades e Redes Perinatais, várias mudanças na ambiência da maternidade possibilitam o  acolhimento à gestante e sua família.

As consultoras da PNH Alexsandra Cardoso,  Patrícia Nienow e Célia Nicollotti visitaram a instituição e experimentaram a PNH na prática.

Confira aqui  algumas imagens da visita.

  

Logo na recepção, uma surpresa!Todos os recém nascidos são fotografados e seus dados, divulgados à comunidade!

 

O Acolhimento com Classificação de risco é informatizado e existem banners informativos para que os usuários acompanhem o fluxo.

  

 Área de deambulação das gestantes, bastante arborizada!

O direito ao acompanhante e os box PPP (parto, pré-parto e pós parto) são realidade na Maternidade Barbara Heliodora. Na foto, a gestante e recém nascido em contato pele a pele.

 Após o contato pele a pele, o recém nascido vai para esta área de admissão, para saber seu peso e altura, entre outros sinais.

 

 Ao longo de todas as áreas da Maternidade, paredes com amplas janelas em vidro possibilitam a visualização dos usuários.

 

 Para a consultora da PNH Célia Nicolotti, a visita foi bastante importante para entender como, na prática, os dispositivos da Política Nacional de Humanização  funcionam. "Aqui pude entender o que a Rede Cegonha busca para todas as maternidades", afirmou.

A visita aconteceu após o III Encontro de Coordenações e Representações da PNH nas Secretarias Estaduais e SEcretarias Municipais (capitais) da região norte, no início de maio.

Para saber mais informações sobre o III Encontro, clique aqui.