CAOS NA SAÚDE POTIGUAR – Cap. 1

13 votos

               

                                    PRIMEIRA   PARTE

                                   18- 26  Maio de 2012
                              Saúde vira caso de polícia

 O Sindsaúde RN, o Sinmed e o SOERN entregaram à polícia na manhã de sexta-feira (18/05) um relatório sobre o desabastecimento das unidades hospitalares de Natal. O objetivo foi denunciar às condições a que são submetidos os  usuários  do SUS que muitas vezes perdem suas vidas devido a falta de insumos  e repasses dos recursos da Saúde. Servidores, médicos e odontólogos saíram em carreata do Hospital Walfredo Gurgel em direção à 3ª DP localizada no Alecrim. Lá apresentam o relatório das condições dos hospitais Walfredo Gurgel, Deoclécio Marques, Santa Catarina e Hospital Regional de Macaíba, mas segundo ele só poderia receber a denúncia a cerca do Walfredo por fazer parte de sua circunscrição. De acordo com o delegado que recebeu a denúncia crime, Natanion de Freitas, será aberto inquérito para apurar as denúncias e que será preciso apoio dos sindicatos para arrolar testemunhas e descrever casos que realmente tenham como causa o descaso do estado. ?Caso sejam encontrados fatos delituosos o culpado será indiciado?, afirmou. Na última negociação ocorrida entre o governo e o Sindsaúde chegou a ser dito que pessoas estariam morrendo devido à falta de atendimento dos grevistas. O sindicato pretende com isto mostrar quem é o real autor das mortes destes pacientes.

 Os servidores da saúde e os médicos do RN em greve realizaram manifestação no Hospital Santa Catarina, onde deram um abraço simbólico no hospital. O Hospital Santa Catarina encontra-se há mais de cinco anos em reforma e até hoje funcionários e pacientes são submetidos aos mais diversos desconfortos no atendimento. Além disso, o hospital é um dos que mais sofre com o desabastecimento de insumos e medicamentos.   No mesmo horário aconteceu no twitter um twitaço de servidores da saúde, educação e administração indireta com a hashtag #RosalbanãodestruaoRN.

  Os twitaços são uma forma de divulgar a grande manifestação que servidores da saúde, educação e da administração indireta fizeram em caminhada pelas ruas do centro finalizando na Assembleia Legislativa. O objetivo  foi  de que o governo retire a emenda do Projeto de Lei Complementar 271/2004 que prevê a privatização de seis áreas do governo. Com a nova emenda a lei permitirá a privatização de ensino, saúde, meio ambiente, cultura, pesquisa científica e tecnologia através de organizações sociais sem a necessidade de licitação, medida que abre caminho para a corrupção e o desvio de dinheiro.

 Mais um Boletim de Ocorrência é registrado, dessa vez pelos profissionais do Hospital Giselda Trigueiro: Os servidores da saúde estadual fizeram mais uma manifestação na manhã de terça-feira (22/05) no Hospital Giselda Trigueiro. De lá saíram em passeata pela avenida Mário Negócio até à 7ª DP onde entregaram um relatório, evidenciando as condições d e desabastecimento, atrasos no atendimento de serviços cruciais, que garantam  a segurança da estrutura física do Hospital, e que só podem ser realizados pela Secretaria Estadual de Saúde, e na dependência da Secretaria de Planejamento do estado .Dia 18 de maio, um curto-circuito na rede elétrica do Hospital, que tem solicitação de vistoria protocolada pela Direção desde 2011, e sem atendimento por parte das Secretarias estaduais, provocou a perda de vários equipamentos, e a necessidade de interdição da UTI. Servidores fizeram um Ato Público na porta da delegacia denunciando o permanente descaso do governo.

               26 de May de 2012    

 Seguindo as discussões ocorridas na última assembleia, os servidores da saúde estadual se reuniram no calçadão do Midway, em Natal, no final da tarde desta sexta-feira. Eles panfletaram, dialogaram com a população e colheram assinaturas de apoio à greve e em defesa da saúde pública gratuita e de qualidade para todos. A população foi bastante receptiva e dialogou com os presentes sobre como estavam às condições da saúde, o projeto de privatização que a governadora enviou para a Assembleia Legislativa e o descaso do governo com a greve dos servidores, e o abastecimento de recursos básicos para  efetivação da resolutividade e do cuidado à saúde dos usuários nos Hospitais.
 FONTE DE TODAS AS NOTÍCIAS: 

 https://www.sindsaudern.org.br/site2012/

E  O FÓRUM  ESTADUAL DE DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA