Evangelina Rosa oferece curso de gestantes

9 votos

A ansiedade e dúvidas sobre os partos são normais, principalmente, quando se espera o primeiro filho. Para o bem estar das futuras mães e do bebê, a Maternidade Dona Evangelina Rosa-MDER oferece todos os meses um curso para gestantes, que consiste em aulas  ministradas por enfermeiras, nutricionistas, psicólogas e assistentes sociais.
No curso as mulheres grávidas recebem informações sobre o pré-natal, aspectos psicológicos da gestação, nutrição na gravidez, trabalho de parto, cuidados com o bebê, direitos da mulher gestante e, ainda, orientações sobre planejamento familiar.
O curso, coordenado pela enfermeira Cláudia Rodrigues e pela assistente social Solange Campos é dividido em quatro módulos. Nesta quinta-feira(31) aconteceu a terceira etapa, onde foi trabalhado a temática “direitos da gestante” e “trabalho de parto”. “Todas as mães que fazem pré-natal na maternidade podem participar de todos os módulos, pois como as atividades acontecem todos os meses, a partir da primeira consulta ela já pode se matricular no curso”, destaca Solange.
Com o curso, a gestante Francisca Portela tirou algumas dúvidas que tinha, mesmo estando já na sua segunda gestação.  “Tem muitas situações que a gente não sabe como agir e agora, com as informações do curso, me sinto mais segura”.
“É um curso multidisclinar, que envolve informações desde o pré-natal, passando pelos cuidados do bebê e finalizando com o planejamento familiar”, destaca o Diretor maternidade, Francisco Martins.

AÇÕES VOLTADAS PARA ACOMPANHANTES

Ao mesmo tempo em que ocorre o curso para gestantes, a Maternidade Dona Evangelina Rosa –MDER também desenvolve ações voltadas para as acompanhantes das mães já internadas. Trata-se do programa “Cidadania em Alta”, desenvolvido pelas estagiárias do setor de serviço social Roseane Maria e Zayra Bianca.
Por entender que as acompanhantes são fundamentais para a recuperação das pacientes, sobretudo aquelas que permanecem por muito tempo internadas, as estudantes desenvolvem atividades relaxantes e de entretenimento voltadas para este público. “Nossa intenção e fazer com que as acompanhantes aliviem o estresse, podendo assim, cuidar melhor das pacientes internadas”, destaca Roseana.
Há um mês acompanhando a nora na maternidade, Maria Inês Andrade não esconde a empolgação de ter participado de uma oficina de artesanato, onde ele aprendeu a fazer lembrancinhas para o neto. “É muito bom pois aqui a gente consegue se distrair”, diz.

 

Por Carolina Durães 

Assessoria de Comunicação