Maranhão participa do Fórum do Coletivo de Humanização – Regional Nordeste II
A cidade de Natal-RN sediou o 4º Fórum do Coletivo de Humanização, no dia 05.06.2012, realizado no Praia Hotel Natal com a participação dos Estados que compõem a região nordeste II – Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte reunindo o total de 33 (trinta e três) pessoas coordenadores e membros de GTH, Comitês de Humanização e consultores do Ministério da Saúde – Annatália Gomes – consultoras da PHN-MS para o Estado do Piauí, Carlos Rivoredo – consultor da PHN-MS, Jeane Félix- Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização (PNH)-MS e Luciana Abreu – consultora da PNH-MS para o Estado Maranhão.
O Objetivo foi avaliação das ações desenvolvidas, troca experiências entre os Estados da regional nordeste II, busca de novas estratégias para o enfrentamento das dificuldades de cada contexto, delimitar o papel do apoio integrado na implantação de políticas prioritárias de saúde no contexto do Sistema Único de Saúde – SUS(1).
O acolhimento aos participantes foi realizado pela Sra. Sheyla Maria, coordenadora da regional nordeste II, em seguida houve dinâmica de grupo com suporte musical cuja letra, ritmo e movimento favoreceram a reflexão quanto ao processo vivenciado na PNH.
Os representantes dos Estados fizeram apresentação pessoal e a institucional através de recursos áudio visuais demonstraram as ações executadas e em fase de execução. O Estado do Maranhão estava representado por 04 (quatro) instituições da rede estadual: Comitê Estadual de Humanização-SES – coordenadora Salomé Viana, Centro de Saúde Genésio Rêgo – coordenadora do GTH- Ana Lucia,Hospital Carlos Macieira – coordenadora do GTH – Ana Cleyde Lima, Hospital Maternidade Marly Sarney – membro do GTH – Sílvia Leite.
Quanto às discussões:
• Jeane Félix – Núcleo Técnico da PNH-MS explanou sobre a conjuntura nacional enfatizando o grande “desafio para o SUS e para o MS que é o fortalecimento da co-gestão, a transversalidade e o apoio institucional”.
• Carlos Rivoredo – consultor da PNH-MS responsável pela pesquisa de mapeamento de experiências de inserção da PNH em Instituições de Ensino Superior, colocou os desafios da PNH no que tange a Formação e a Pesquisa, enfatizando que “o importante é estimular e provocar conhecimento dentro do SUS e da PNH, fazer com que as Universidades direcionem suas pesquisas aos interesses do SUS e nesse contexto, da PNH. “Uma boa parte do que é investido nas Universidades deve voltar em beneficio da população e do usuário do SUS”(2), citou também que o Estado do Rio Grande do Norte já iniciou sua pesquisa e o cadastro para as universidades encontra-se disponível no site do Humanizasus.
FONTE: Alguns dados obtidos na Rede Humanizasus
Por Emilia Alves de Sousa
Oi Sílvia,
Muito bacana o post. Estava mesmo sentindo falta de notícias do nosso Fórum aqui na rede. Afinal, foi um encontro rico de compartilhamento de experiências, de ideias, de muitos afetos vivenciados no território susista nordestino.
Parabéns pela iniciativa!
Beijos!
Emília