Maranhão participa do Fórum do Coletivo de Humanização – Regional Nordeste II

12 votos

A cidade de Natal-RN sediou o 4º Fórum do Coletivo de Humanização, no dia 05.06.2012, realizado  no Praia Hotel Natal com a participação dos Estados que compõem a região nordeste II – Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte reunindo o total de 33 (trinta e três) pessoas coordenadores e membros de GTH, Comitês de Humanização e consultores do Ministério da Saúde –  Annatália Gomes – consultoras da PHN-MS para o Estado do Piauí, Carlos Rivoredo – consultor da PHN-MS, Jeane Félix- Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização (PNH)-MS e Luciana Abreu – consultora da PNH-MS para o Estado Maranhão.
O Objetivo foi avaliação das ações desenvolvidas, troca experiências entre os Estados da regional nordeste II, busca de novas estratégias para o enfrentamento das dificuldades de cada contexto, delimitar o papel do apoio integrado na implantação de políticas prioritárias de saúde no contexto do Sistema Único de Saúde – SUS(1).
O acolhimento aos participantes foi realizado pela Sra. Sheyla Maria, coordenadora da regional nordeste II, em seguida houve dinâmica de grupo com suporte musical cuja letra, ritmo e movimento favoreceram a reflexão quanto ao processo vivenciado na PNH.
Os representantes dos Estados fizeram apresentação pessoal e a institucional através de recursos áudio visuais demonstraram as ações executadas e em fase de execução. O Estado do Maranhão estava representado por 04 (quatro) instituições da rede estadual: Comitê Estadual de Humanização-SES – coordenadora Salomé Viana, Centro de Saúde Genésio Rêgo – coordenadora do GTH- Ana Lucia,Hospital Carlos Macieira – coordenadora do GTH – Ana Cleyde Lima, Hospital Maternidade Marly Sarney – membro do GTH – Sílvia Leite.
Quanto às discussões:
• Jeane Félix – Núcleo Técnico da PNH-MS explanou sobre a conjuntura nacional enfatizando o grande “desafio para o SUS e para o MS que é o fortalecimento da co-gestão, a transversalidade e o apoio institucional”.
• Carlos Rivoredo – consultor da PNH-MS responsável pela pesquisa de mapeamento de experiências de inserção da PNH em Instituições de Ensino Superior, colocou os desafios da PNH no que tange a Formação e a Pesquisa, enfatizando que  “o importante é estimular e provocar conhecimento dentro do SUS e da PNH, fazer com que as Universidades direcionem suas pesquisas aos interesses do SUS e nesse contexto, da PNH. “Uma boa parte do que é investido nas Universidades deve voltar em beneficio da população e do usuário do SUS”(2), citou também que o Estado do Rio Grande do Norte já iniciou sua pesquisa e o cadastro para as universidades encontra-se disponível no site do Humanizasus.

 FONTE: Alguns dados obtidos na Rede Humanizasus