HUT aumenta em 30% o numero de captação de córneas

10 votos

 

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos – CIHDOTT do Hospital de Urgência de Teresina Dr. Zenon Rocha já realizou 36 captações de córneas, em 2012, dado que representa um aumento de 30% em relação ao mesmo período do ano anterior. A Comissão é formada por três enfermeiros, dois psicólogos, um médico e uma assistente social.

No incio deste mês, o HUT passou a realizar o exame de eletroencefalograma – EEG – que é um dos exames utilizados para confirmar o diagnóstico de morte encefálica. O exame de EEG oferece o maior custo beneficio tanto para o paciente quanto para aos profissionais de saúde envolvidos neste processo.

De acordo com a gerente de enfermagem da CIHDOTT, Nadja Miranda, foi muito importante possibilitar a realização deste exame dentro do HUT, ele é de menor custo financeiro para o hospital e ameniza o desgaste emocional para a família do doador. “O EEG é um exame não invasivo que pode ser realizado no leito do paciente, sem a necessidade de deslocamento do hospital, com isso diminuímos o tempo para diagnosticar a morte encefálica, agilizando o processo de doação para as famílias que desejam realizar a doação de órgãos”, comenta.

Segundo a diretora geral do HUT, Clara Leal, a realização deste exame dentro do HUT, significa um grande avanço para a área de transplantes no nosso estado. E expõe que, “depois que o HUT passou a realizar o EEG, houve um aumento significativo no numero de captações de múltiplos órgãos no hospital. E, isso resulta na diminuição da fila de espera por um orgão no Piauí, uma perspectiva de vida melhor para muita gente”.