Hospital Infantil vira referência em urologia pediátrica

15 votos

Compartilho neste espaço uma importante matéria sobre os avanços conquistados pelo Hospital Infantil Lucídio Portella, em Teresina, na área da Urologia Pediátrica, que vêm fazendo um diferencial na qualidade de vida das crianças e adolescentes do estado do Piaui e de outros Estados circunvizinhos.

 

Hospital Infantil vira referência em urologia pediátrica

Criado há mais de 30 anos pelo médico José Antonio Sena Noronha, o setor de urologia pediátrica do Hospital Infantil Lucídio Portela vive em constante transformação. Após inúmeros procedimentos cirúrgicos em que só o hospital realiza no estado, novas especialidades estão sendo implantadas, tornando o HILP referência para o Brasil. Desde maio, a unidade de saúde realiza cirurgia de calculo urinário em crianças. São mais de 400 pacientes em acompanhamento.
“Pela primeira vez no SUS, estamos fazendo a retirada endoscópica e percutânea de cálculo renal e ureteral em crianças. Este ano o hospital adquiriu todos os equipamentos necessários. Atendemos um bebê de 1,5 kg até um adolescente de 18 anos”, diz o diretor do HILP, Ednaldo Miranda. Segundo ele, 40% das doenças com tratamento cirúrgico nas crianças são provenientes do aparelho urinário.
“É quase a metade, sem falar aquelas que têm problemas diagnosticados ainda na gravidez. Para citar alguns, hoje atendemos casos de crianças que precisam de reconstrução da uretra, de cirurgia para incontinência urinária, câncer na bexiga, hérnia, varicocele, enfim, todas as doenças do trato urinário”, destaca.
De acordo com Ednaldo Miranda, o hospital dispõe hoje de um laboratório equipado e dedicado a criança com algum tipo de problema na bexiga. “São mais de 600 pacientes em acompanhamento. Essas crianças até 15 anos atrás morriam de infecção urinária e hoje o hospital presta relevantes serviços nessa área. Casos como os de Síndrome Urofacial de Uchôa. As crianças que sofrem dessa doença nascem com uma alteração gênica. Quando a bexiga contrai, o esfincter urinário, ao invés de relaxar, contrai também. Isso faz com que a urina volte para o rim e cause insuficiência renal. Geralmente pacientes com 15 a 16 anos vão pra hemodiálise e precisam até de transplante”, explica o diretor, destacando que o Piauí possui a maior casuística individual do Brasil de Síndrome Urofacial de Uchôa. São 11 pacientes em acompanhamento.
Em aproximadamente 15 dias, o HILP dá mais um passo na urologia pediátrica. Vai realizar a primeira vídeocirurgia para doença urológica. “Já adquirimos o equipamento e em 15 dias estaremos realizando esse procedimento pioneiro. Este é o hospital de ensino da Uespi e UFPI que tiram nota 5 no Enade. Tudo isso é oferecido pelo SUS sem custo nenhum para o paciente. No Piauí 92% da população usa o SUS. 3 a 4% usam o planta. Sobra para os outros cerca de 3% da população. 

O Hospital está de parabéns pelo nível da equipe e devemos isso também aos investimentos da Sesapi desde o início dessa nova gestão, comandada pelo governador Wilson Martins e a  ex-secretária Lilian Martins”, diz o diretor, anunciando mais investimentos.
“Esse mês estamos inaugurando nosso serviço de nefrologia pediátrica e hemodiálise. O HGV esta concluindo a reforma de sua unidade de serviço de nefrologia pediátrica e transplante. Os serviços serão acoplados e nós esperamos que, em breve, a gente esteja também começando a realizar os transplantes renais em criança no HILP. É meta para este ano”, ressalta.

Ampliação
Nem bem terminou uma ampla reforma, o Lucídio Portela já prepara novos investimentos. Através da Secretaria de Estado da Saúde vai construir uma lavanderia, brinquedoteca e sala escolar. “Como o hospital está crescendo muito nós estamos concluindo o projeto para realizar no próximo ano a ampliação da UTI de 9 para 20 leitos, construir uma terceira sala de cirurgia  e aumentar 30 leitos na enfermaria”, anuncia o diretor.

Hérlon Moraes