O SUS E OS NÓS

11 votos

O SUS E OS “NÓS”
A palavra NÓS pode ter pelo menos duas definições significativas, vejamos: nós= pronome da primeira pessoa do plural, gente; nós= amarração, junção,problema(pop.).
O SUS foi constituído e o é ainda hoje a partir das duas. Primeiro por um movimento popular, uma reivindicação do povo e de trabalhadores, que após duros embates conquistou a criação de um Sistema Único de Saúde universal (para todos), com equidade, integralidade, com participação social, etc.
A partir disso muitas conquistas para a saúde da população! Segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, até 1988, metade dos brasileiros não contava com nenhum tipo de cobertura. Duas décadas após a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), mais de 75% da população depende exclusivamente dele. E a Estratégia da Saúde da Família é considerada peça chave desse sucesso.
Além disso, uma vasta rede de serviços de cirurgias, laboratórios e exames. A maioria das pessoas, mesmo aquelas com planos de saúde particular, utiliza o SUS para os tratamentos mais complexos e caros como o câncer, hemodiálise ou cirurgias cardíacas.
No entanto, o próprio Governo Federal reconhece as falhas desse sistema. E nesse sentido várias estratégias como a Política Nacional de Humanização foram criadas no intuito de desatar esses NÓS (entraves, problemas).
Mas, desde a criação do SUS, não foi ainda inventada melhor ferramenta que NÓS (povo), no papel de continuo monitoramente desse imenso plano de saúde, através dos conselhos de saúde, conselhos locais (nos bairros), associações, e demais formas de organização da coletividade.
A questão é essa, juntar os NÓS (pessoas) e manter uma permanente defesa do SUS, e não esperar apenas os problemas aparecerem para reclamar! O papel dos conselhos e conselheiros é primordial no despertamento das pessoas, mas, NÓS (gente) devemos cada vez mais nos apropriar desse papel que não é de um, nem de poucos, é de todos os brasileiros na busca de um Sistema ÚNICO (e público) de Saúde cada vez mais universal.
Não temos aqui apenas uma questão de semântica, mas um paradoxo, onde problema e solução fazem parte de um mesmo todo.  Ao mesmo tempo em que os problemas impulsionam as pessoas, estas devem se mobilizar para equacioná-los. E nesse ponto a educação em suas várias formas é fator primordial, mas isso já é outra história e outros NÓS…
HumanizaSUS!
Lucimara Araújo – funcionária pública, Especialista em Saúde Pública.