Ampliando a Capacidade de análise e intervenção nos territórios: Construindo cartografias.

24 votos

A mesa posta, sob a coordenação de Elisabete Matheus, hora do banquete de ideias. Á mesa estão Liane Righi, Emerson Mehry e Monica Sampaio. Cardápio principal posto: Redes temáticas, redes territoriais, cartografia, função apoio.

Inicia se as falas com Liane Righi: "As redes nas regiões de saúde como instituição em análise: potencialidades do Apoio Integrado na articulação de redes no território".

Transitando entre as vozes de muitos pensadores passeiam conceitos que conversam com a prática.

Liane em um breve resumo ao final de sua fala enfatiza que as redes territoriais e redes temáticas são conceitos que estão em constante tensão. E que rede é algo em constante produção. Além disso, nos coloca o desafio de pensar sobre o que apoiamos? Redes temáticas, redes territoriais, equipes…

Neste sentido afirma que as redes se desenham de formas diferentes: os nós são diferentes, assim como a distância entre eles e a intensidade das relaçõoes que os interconectam. E o apoio inside sobre esta rede com a função de colocar em contato os diferentes, que por sua vez agregam diferentes competências. E novamente nos questiona: Como o trabalho do Apoio Integrado reconfigura as redes que aí estão?

Emerson Mehry serve-se do tema " Cartografias do Trabalho vivo em saúde"

Convidando outros autores à mesa, Mehry fala de uma cartografia do território existencial que habita o campo das instabilidades.

“Ser cartógrafo é dar vazãao aos vários regimes de visibildade / verdades  na produção dos territórios existenciais nos encontros das multidões.”

Monica Sampaio nos ajuda a pensar sobre a " Cartografia do trabalho/formação na saúde e potencialidades da Educação Permanente em Saúde na produção de RAS (Redes de Atenção em Saúde)."

Pensar a micropolitica no trabalho em ato onde se inside a Educação Permanente e outros modos de formação. Estar ligado ao cenário para construir propostas de formação linkadas ao territorio, às necessidades dos profissionais que precisam estar em constante atualização.

Eis um pequeno aperitivo desta lauta refeição.

Desculpem os amigos do campo virtual, mas esta é uma tarefa que não é simples: traduzir os gostos multiplos de um banquete de ideias.

Espero que os demais participantes possam me ajudar a construir esta memória sensorial.

Patricia S C Silva

Consultora PNH SC

Coletivo Sul