Convite Para a II Parada Gaúcha do Orgulho Louco em Alegrete/RS

14 votos

C o n v i t e

A humanidade convive com a loucura há séculos e, antes de se tornar um tema essencialmente médico, o louco habitou o imaginário popular de diversas formas. De motivo de chacota e escárnio a possuído pelo demônio, até marginalizado por não se enquadrar nos preceitos morais vigentes, o louco é um enigma que ameaça os saberes constituídos sobre o homem.
A Parada do Orgulho Louco nasceu no I Congresso Brasileiro de CAPS realizado em São Paulo, no ano de 2004 e destina-se a recuperar os conceitos de louco, maluco, doente mental, deficiente mental, diferente e assim por diante, a partir do movimento das forças vivas e organizadas da sociedade e dos meios de comunicação, através de uma série de campanhas de reeducação. Seu autor é o militante antimanicomial Nilo Neto (SC).
No Brasil, muitos estados já realizam suas paradas, como é o caso do Amazonas, Santa Catarina, Bahia, e São Paulo. O ano de 2011 foi a vez dos gaúchos e Alegrete foi o porto seguro para esta mobilização. Levamos à Praça Getúlio Vargas todo o orgulho pela Reforma Psiquiátrica Antimanicomial que estamos construindo no Estado, na Fronteira Oeste e Campanha. Foram mais de três mil pessoas marchando pelo nossos direitos de inclusão.
Neste 2012 outubro foi escolhido, por nós, para as atividades da II Parada Gaúcha do Orgulho Louco, devido à data comemorativa ao Dia Mundial da Saúde Mental.  Iniciamos, em março, os preparativos e, atualmente, estamos na fase de mobilização comunitária, regional, estadual e nacional.
Neste sentido, convidamos @s [email protected] de todas as querências, para fazerem parte das Atividades da II Parada Gaúcha do Orgulho Louco, que ocorrerão dia 26 de outubro, na Praça Getúlio Vargas em Alegrete/RS.

26 de outubro
PROGRAMAÇÃO

• 8:30 – Abertura da II Parada Gaúcha do Orgulho Louco e da Feira de Artesanato, Produtos Coloniais e Expressão Plástica ao longo da Avenida Freitas Valle
• 9:00 – Acolhimento às delegações e visitantes – Alegrete é a nossa casa! No largo da Viação Férrea em frente à rodoviária
• 9:30 – Teatro de Rua em diversos pontos da Praça Getúlio Vargas e da Avenida Freitas Valle
• 10:00 – Pintura da TELOUCA na Praça Getúlio Vargas
• 10:00 – Oficinas do Corpo –  Eu me remexo muito… no Largo da Viação Férrea  em frente à rodoviária
• 11:30 – Piquenique Mentaleiro com os cardápios trazidos pelos participantes e os produzidos na Mostra de Alimentação Escolar Sustentável e Palco Livre na Avenida Freitas Valle
• 13:30 – Concentração para o Desfile com Trio Mentalétrico na Rua Vasco Alves (em frente à Câmara Municipal de Alegrete)
• 14:00 – Desfile com Trio Mentalétrico
o Trajeto: Rua Vasco Alves, Praça Getúlio Vargas, Rua General Netto, Av. Freitas Valle e a dispersão em frente ao Centro Cultural Adão Hortiz Houayek, na Praça Oswaldo Aranha.
• 16:00 – Encontro Municipal de Bonecos – Centro Cultural Adão Hortiz Houayek, na Praça Oswaldo Aranha
• 17:00 – Palco Artístico e Cultural – Centro Cultural Adão Hortiz Houayek, na Praça Oswaldo Aranha
• 19:00 – Encerramento

Obs: Durante todo o dia, os alunos das escolas, são convidados a fotografar cenas que ilustrem o tema da Parada “Qorpo-Santo – 184 anos: Loucos pela vida, SUStentando as diferenças!”  e com o tema “ A Liberdade é Terapêutica” para posteriormente participarem do Concurso de Fotografias em Celular
• 29/10/2012 a 29/11/2012 – Período de inscrições para o Concurso de Fotografia, conforme o regulamento.
• 01/12/2012 a 15/12/2012 – Seleção das 12 fotos pelos fotógrafos profissionais
• 16 de dezembro de 2012 a 1º de março de 2013 – Votação da melhor foto, entre as 12 escolhidas, no Blog da Parada
               www.paradagauchadoorgulholouco.blogspot.com.br
• 14 março de 2013 – Dia da Poesia – Premiação da Vencedora