Colegiado Estadual de Humanizacao reunido em Mafra SC

16 votos

O Colegiado Estadual de Humanizacao da Secretaria de Estado da Saude de Santa Catarina reune-se em seu III Encontro Itinerante hoje em Mafra SC.

A instituicao que recebe o colegiado, Maternidade Dona Catarina Kuss, mobilizou todos os municipios das regionais de Mafra e Canoinhas, estando presentes ao evento os representantes de Mafra, Rio Negrinho, Sao Bento do Sul, Campo Alegre, Itaiopolis, Papanduva, Monte Castelo e Canoinhas, Tres Barras, Major Vieira e Irineopolis reunidos em favor da humanizacao na regiao totalizando 113 participantes no periodo vespertino. Estao participando profissionais de saude das diversas areas de atuacao e instituicoes e seus respectivos gestores.

Na programacao o grupo foi recebido pela manha na Maternidade Dona Catarina Kuss, que faz parte da rede propria da SES SC, para um encontro com a Direcao da instituicao, vista tecnica onde foram relatadas as acoes realizadas em favor da humanizacao tais como: direito a acompanhante no parto, visita aberta incluindo visita dos irmaos dos bebes que estao chegando ao mundo, alojamento para maes com bebes internados na UTI neonatal, entre outras coisas o banho de ofuro (banho de balde) para os bebes prematuros relaxarem em meio as picadas inevitaveis para seu cuidado clinico, visita aberta aos pais na uti neonatal 24h, musica terapia, horario do soninho para que o bebe possa descansar com intervalos na manipulacoa do cuidado do bebe e ate a rede no berco, mae canguru, sala PPP com banquinho, bola, musica relaxante, ambiente cuidadosamente decorado para favorecer o parto.

Em seguida a reuniao ordinaria do Colegiado Gestor Estadual da Humanizacao onde foram tratadas questoes operacionais das acoes do plano de trabalho do grupo tais como acao em parceria com o Telessaude que acontecera no mes de Agosto, atualizacao do calendario dos encontros itinerantes e tambem a apresentacao do novo Consultor da PNH para SC Carlos Garcia que fara apoio junto ao grupo.

Apos um almoco na propria instituicao, o grupo agora esta participando do evento com os municipios da regiao tendo como tema a humanizacao. Na programacao:

Patricia Silva – Consultora da PNH falou sobre a RedeHumanizasus e sua importancia como dispositivo de fortalecimento dos coletivos em favor do SUS.

Ledronete Silvestre Coordenadora Estadual de Humanizacao falou do Plano de acao para a humanizacao no Estado.

Trabalho do GTH do Hospital Sao Vicente de Paulo apresentado pela Psicologa Poliana.

Etica e Humanizacao Sidnei da Costa Pereira, psicologo.

Inicia  falando que nao usara power point com uma projecao em branco onde esta pendurado um banner onde estao impressos os diretos do paciente em letras bem pequenas… e faz uma pergunta qual era o seu sonho quando voce comecou a trabalhar na saude? Contato verbal e interacao esta a seu alcance? Dar oportunidade para que as pacientes falem de suas experiencias. E por ai segue em suas provocacoes para reflexao sobre a atuacao profissional e direitos dos usuarios.

GTH Catarina Kuss atividades do grupo por Fernanda Vandressen Enfermeira

E ao final :

Palestra Musical Cuidando de quem Cuida pelo Prof Ms Daniel Petreca Educador Fisico.

Com certeza muitos movimentos se seguirao a este encontro…

Patricia S C Silva

Consultora PNH SC