Núcleo de Humanização do HUUFMA apresenta trabalhos na 64ª SBPC

12 votos

Exposição aconteceu durante a semana de 23 a 27 de julho na Cidade Universitária UFMA.

 

O Núcleo de Humanização do Hospital Universitário da UFMA participou da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência apresentando os trabalhos desenvolvidos com as crianças e adolescentes internados na Unidade Materno Infantil. Com um estande instalado no pavilhão da SBPC Jovem, a exposição retratou o cotidiano e os cuidados com os pacientes e seus acompanhantes da UMI.

 

Para recepcionar os visitantes da SBPC, o Núcleo apresentou atividades como a “Sala de Leitura”, a “Biblioteca Viva” e os projetos “Classe Hospitalar: estudar uma ação saudável” e “Brincando e Operando” por meio de oficinas e atividades lúdicas. “A proposta é apresentar os serviços que nós desenvolvemos para que as pessoas entendam como a Política Nacional de Humanização é trabalhada dentro do Hospital Universitário e a importância dessas atividades para o acolhimento e melhor estadia das crianças/ adolescentes e sua rede familiar internados na Unidade Materno Infantil”, explicou a Relações Públicas Marcela Coelho, do Núcleo de Humanização.

 

A pedagoga Joanilde Pires, coordenadora do projeto “Classe Hospitalar Estudar: uma ação saudável” destaca a importância dessa atividade para o bem estar dos pacientes e como o estande apresentará essas ações para o público: “O projeto tem o objetivo de diminuir a defasagem escolar com as crianças internadas, incentivando o estudo e mostrando que, mesmo longe da escola, elas ainda têm esse direito e podem continuar o processo de aprendizagem. Com a SPBC podemos mostrar como ocorre esse processo e a importância do estudo, das leituras e das brincadeiras para a saúde desses pacientes”, afirmou.

 

O estande contou com exposição fotográfica, mesa de desenho, livros utilizados nos projetos literários, fantoches, brinquedo terapêutico para retratar o processo cirúrgico e banners informativos, tudo envolvido com muitas cores para atrair os visitantes. 

 

Crianças da rede municipal de ensino que visitaram o stand

 

 

Stand muito movimentado durante toda semana

 

Atividade de leitura

 

Atividade de desenho livre

 

Profissional do Núcleo de Humanização explicando as atividades que são desenvolvidas