PROJETO SUSTENTAR

10 votos

PROJETO SUSTENTAR

O Projeto SUSTENTAR, criado em 2010 pela Coordenação Estadual de Humanização juntamente com um grupo de funcionários da Secretaria de Saúde, é uma "Experiência que deu certo".

Implantado inicialmente no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré está sendo ampliado para o Pronto Atendimento do Hospital Geral de Roraima e Policlínica Cosme Silva uma das unidades de saúde de referência na Zona Oeste de Boa Vista.

O projeto consiste em um estagio voluntário extracurricular, que visa aproximar os acadêmicos dos cursos de saúde, da vivencia real em uma unidade de saúde, a fim de contribuir para a melhoria do atendimento aos usuários, bem como promover um crescimento humano e de cidadania ao próprio estagiário.
Trinta acadêmicos dos cursos superiores de Enfermagem, Psicologia, Farmácia, Fisioterapia e Gestão Hospitalar de diferentes instituições de ensino superior  do estado, começarão o estágio hoje, segunda-feira, dia 27/08 no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré (HMINSN), Pronto Atendimento do Hospital Geral de Roraima e Policlínica Cosme Silva.
As atividades tiveram inicio ainda no dia 20 de agosto de 2012 no Auditório do Hospital Geral de Roraima, onde diretores e coordenadores das respectivas unidades receberam os estagiários. Durante a semana os acadêmicos participaram de uma série de palestras onde foram abordados os seguintes temas: Politica Nacional de Humanização, Relacionamento Paciente, Família e Equipe; Noções básicas de SUS; Biossegurança e Controle de Infecção Hospitalar, Acolhimento com Classificação de Risco, normas e rotinas de funcionamento das unidades e atividades do estágio.
Durante todo o período de estágio outros cursos serão oferecidos aos estagiários, a intensão é contribuir com a formação dos futuros profissionais e sensibilizar os estudantes quanto a necessidade de humanização no atendimento a saúde.
Os acadêmicos dos cursos de saúde, que serão os futuros profissionais, além de experimentarem a realidade dos serviços em uma unidade de saúde, agregando conhecimento prático ao teórico, contribuirão para a melhoria do acolhimento aos usuários nas unidades, orientando sobre os serviços, informando e realizando educação em saúde. Espera-se que os acadêmicos possam trazer um olhar diferenciado, propondo e sugerindo ações que contribuam para a construção de um atendimento  mais humanizado e acolhedor a população.