A Saúde nas Eleições 2012

11 votos

                                                    

          

 

Cebes e Blog Saúde Brasil promovem ciclo de Twitcams sobre desafios e perspectivas de avanço do SUS nas eleições municipais. Gilson Carvalho abre o ciclo nesta segunda (3/9), a partir das 20h.
Vivemos mais um processo eleitoral na jovem democracia brasileira. No próximo dia 7 de outubro, brasileiros de todos os municípios escolherão seus novos prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos.

Se, em eleições anteriores, as temáticas do emprego e da segurança predominavam entre as preocupações dos eleitores, as pesquisas desse ano mostram que a Saúde é considerada a grande prioridade. Diante desse cenário, consideramos fundamental que o debate sobre a Saúde nessas eleições consiga ultrapassar o nível das promessas e mesmo de propostas focais.

Como viabilizar a efetivação da política pública de Saúde nos municípios? Como escapar das armadilhas da “governabilidade” nas secretarias municipais de Saúde? Como fazer a disputa ideológica pela saúde como direito, e não como mercadoria? Como avançar na valorização dos profissionais de saúde? Como reduzir as influências de governo em uma política de Estado? Como integrar a política de saúde às demais políticas sociais? Como ampliar a solidariedade entre os municípios consolidando as redes regionais de saúde? Como exercer a democracia para além do voto a cada dois anos?

Em busca de respostas, ou pelo menos de apontamentos que ajudem a clarear essas e outras questões que atravessam e determinam o avanço (ou o retrocesso) do SUS no Brasil, o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde e o Blog Saúde Brasil convidaram importantes pensadores e atores políticos que militam pela saúde para construir um amplo debate, destinado não apenas aos defensores do SUS, mas também àqueles que se colocam como candidatos nessas eleições.

Gilson Carvalho abre o ciclo de debates nesta segunda-feira (3/9)

Para inaugurar esse ciclo de debates, o Blog Saúde Brasil e o Cebes convidaram o médico pediatra e de saúde pública Gilson Carvalho, histórico militante do SUS e assessor da Comissão de Financiamento do Conselho Nacional de Saúde. O debate acontecerá na segunda-feira (3/9) a partir das 20h.

Como Participar da twittcam:

O vídeo será divulgado nas páginas principais do Cebes e do Blog Saúde Brasil. É possível também acessar o vídeo e o bate-papo (usando perfil no twitter ou facebook) através do link: https://www.livestream.com/saudecomdilma

Para fazer perguntas é possível:

– enviar email para [email protected];

– Perguntar diretamente no chat do livestream, usando perfil no twitter ou facebook  (https://www.livestream.com/saudecomdilma).

FONTE: https://blogsaudebrasil.com.br/2012/09/01/a-saude-nas-eleicoes-2012/