SALVE PESSOAS QUERIDAS, EVOÉ!!!

10 votos

SALVE PESSOAS QUERIDAS, EVOÉ!!!

POR RAFAEL GONÇALVES

Antes de tudo, gostaria de dizer que essa tenda foi um encontro com Dionísios, o teatro, a poesia, a melodia, Oris Night, Ray Lima e Vitor Pordeus. Um encontro com o cuidado, o respeito, a contemplação, Larissa, Edvan, Verinha…  Um encontro com a articulação, a boa política, a esperança, a fé, a luta, Theresa, Simone, Osvaldo… e por fim, com a loucura de todos nós em sermos resistentes e permanecermos na doce amarga luta. Onde somos amados por uns, não compreendidos por outros e até odiados por terceiros. O feliz é perceber que tudo isso faz parte de um relevante processo histórico.

Estrear uma tenda em um congresso todo novo nos foi um desafio, dentro de uma conjuntura predominante do modelo biomédico. Porém, fortalecida pelas energias dos gay's, travestis e trans que reinavam no evento, ficou mais fácil e também desafiador falar mais abertamente das zonas erógenas, ou seja, orelha, pênis, ânus, cu, vagina, sexo, prevenção, etc. Aprendi muito, mas muito mesmo com essa galera. Acho que elas nos mostraram e nos inspiraram a revolucionar o nosso fazer popular. Parafraseando Vitor: "Dar não dói, o que dói é resistir(Amir Haddad)."

Representar a REDEPOP no evento e na tenda foi uma surpresa para muita gente e também para mim. A minha loucura questionou e refletiu profundamente sobre a importância da representação dos quatro coletivos nesse espaço. Fui acumulando aprendizagem no processo e os companheiros de luta vão ajudando.

Entendo que também foi uma vivência revolucionária para eu entender a importância de expressar que faço parte de um campo de atuação e estou aqui para construí-lo. Propor uma nova prática de cuidado sob minha responsabilidade na tenda, também me foi revelador na troca e construção de cuidados na circunferência freireana. Obrigado Verinha pela provocação. Penso que o cuidado nos transforma. Não sou mais o mesmo, apesar da manutenção de algumas compulsividades. (rsrsrs)

Os espaços de debate foram expressivos, vivos e poéticos. Tivemos o Laertes, a Anita companheira de Paulo Freire, a apresentação do vídeo emocionante das matrizes africanas, companheiros referência da educação popular e tantos outros que passaram por lá, que cuidaram e foram cuidado se sentido parte da tenda. Peneiramos muita farinha e conhecemos e reconhecemos as pessoas para além da fala. Pelo movimento do corpo.

Confesso que o meu ser pragmático ficou um pouco em crise, mas dei um EVOÉ nele e ele conseguiu diferenciar o lugar de cuidado, de troca afetiva e de articulação. Entender onde e como estrategicamente esses movimentos fluem.

Por fim, o espaço da tenda nesse congresso se constituiu de forma importante, tanto p eles como para nós. Voltei feliz, continuo feliz, mesmo a tristeza não tendo fim… sigo na luta na confusão de construir o caminho caminhando.

Com carinho, poesia e energia!!!
EVOÉ!!! EVOÉ!!! EVOÉ!!!

RAFAEL GONÇALVES, RAFINHA  é Psicólogo e membro da REDEPOP, ANEPS – Recife-PE

A Tenda da qual fala Rafinha aconteceu no IX Congresso Brasileiro de Prevenção das DST/AIDS
II Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais
VI Fórum Latinoamericano e do Caribe  em HIV/AIDS e DST
V Fórum Comunitário Latinoamericano e do Caribe em HIV/AIDS e DST SISTEMAS DE SAÚDE E REDES COMUNITÁRIAS
De 28 a 31 de agosto de 2012-São Paulo-Brasil