O que pode a PNH? Acompanhe ao vivo
No dia 13 de setembro,próxima quinta-feira, a Política Nacional de Humanização realiza em Florianópolis- SC o evento “O que pode a PNH? Reunião do Coletivo Ampliado da PNH”, com 170 pessoas, entre representantes de todos os estados brasileiros que vivem o cotidiano da humanização nos serviços de saúde, pesquisadores vinculados ao tema da humanização, representantes do Ministério da Saúde, convidados analistas e seu coletivo de consultores para problematizar as diretrizes e dispositivos da PNH.
A dinâmica do evento prevê uma roda de conversa em torno de dois temas. Pela manhã, a discussão busca pensar a PNH enquanto política pública no cenário atual, a partir da produção do comum. Como convidados, o diretor do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas do Ministério da Saúde Dário Pasche e o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro Giuseppe Cocco vão fazer sua exposição, seguida de debate.
À tarde, o tema gira em torno da micropolítica e produção do comum, com os convidados Rogério da Costa, coordenador do Laboratório de Inteligência Coletiva e Tulio Franco, professor da Universidade Federal Fluminense , disparadores da conversa seguido de debate. Espera-se também a participação ativa dos convidados estaduais durante o debate, a partir de seu olhar de quem vivencia a PNH no cotidiano do SUS.
A PNH aposta no olhar externo de parceiros que podem construir um comum junto com o Coletivo Nacional da PNH. Espera-se que esta construção não comece e se esgote no primeiro dia do evento, mas seja precedida de leitura prévia de textos indicados pelos convidados e se desdobre em momentos futuros após o evento.
Haverá também a participação de dois observadores analistas,o ex-consultor da PNH Eduardo Mendes Ribeiro e o professor da Universidade Federal de São Paulo Luiz Cecílio, que vão cartografar os debates e destacar os desafios, avanços e propostas encaminhadas pelo grupo.
Durante todo o dia está prevista a transmissão das atividades na Rede HumanizaSUS,desde que no local hajam condições ideias para a sua realização.
Portanto, agende-se e fique ligado na Sala de Eventos da Rede HumanizaSUS!
Afinal, o que pode a PNH?
Por Maria Luiza Carrilho Sardenberg
Um dos textos indicados para a leitura é "A humanização como dimensão pública das políticas de saúde", de Eduardo Passos e Regina Benevides. Foucault é uma das inspirações nesta formulação, com a sua analítica do poder e o conceito de "governamentalidade".
Vale a pena entrar nesta potente mirada, acessando o link:
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232005000300014
Iza Sardenberg
Coletivo de Editores/Cuidadores da RHS