Serviços de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual em Sergipe.

16 votos

  Ola,na disciplina de psicologia da saúde foi proposto que escolhemos um artigo do Anais do I Seminario da Politica Nacional de Promoção à Saúde,o artigo escolhido por mim foi Serviços de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual em Sergipe de Polyana Reis de Oliveira.

  O artigo fala do atendimento prestado para vitimas de violência sexual em Sergipe,este atendimento é feito pela:delegacia, Instituto Médico Legal (IML – responsável pelo atendimento pericial), Conselho Tutelar,SOS Criança e Maternidade Hildete Falcão (local onde é realizado o tratamento e o acompanhamento da vítima),a violência sexual  é assunto que não envolve somente um único orgão, pois se queremos mudança temos que trabalhar com equipe multidisciplinar fazendo com que a sociedade se sinta co- responsável neste trabalho.

  O atendimento é feito com crianças, adolescente, mulheres  vitimas de violência sexual, este atendimento vai desde o acolhimento ate exames, medicação,  acompanhamento às vítimas em audiências (enfrentamento do agressor), elaboração laudos psicológicos, relatórios e pareceres, visitas domiciliares, entre outros.

  A Academia de Polícia (Acadepol) inseriu em seus cursos para os policiais, agentes de polícia,delegados e promotores, um módulo de capacitação sobre o tema da violência sexual, todo este trabalho fez com que a  sociedade sinta-se mais segura para denunciar e buscar ajuda pois sabe que vai ter um auxilio.

  Este artigo nos da um exemplo de promoção de saúde, pois a violência sexual gera sequelas e danos físicos e psíquicos tornando-se uma questão de saúde pública. Como cita o artigo "Trabalhar, contra a violência é promover a saúde", aumentando assim o bem-estar da sociedade que tem a oportunidade de ter essas pessoas capazes de impulsionar algo para o bem do outro.

 Parabéns a todos os integrantes desta equipe, pois com certeza passaram por muitas dificuldades burocrática e politica ate conseguirem implantar este atendimento, mas que nem por isso decidiram parar.