Terapia Esportiva do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HCFMUSP

10 votos

Há mais de três décadas a Equipe Interprofissional do Grupo de Medicina do Esporte atende os pacientes com Paralisia Cerebral do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) desenvolvendo, além do tratamento cirúrgico e da reabilitação física, uma programação denominada Terapia Esportiva, cujo mentor foi o Dr. João Gilberto Carazzato.

Esta é uma atividade coletiva, de cunho terapêutico, que visa o desenvolvimento funcional, emocional e a sociabilização dos pacientes, na fase pré e pós-cirúrgica.

O objetivo da Equipe é possibilitar aos pacientes melhoras quanto a:

  • Colaboração durante o processo de reabilitação;
  • Inclusão social e emocional;
  • Participação nas atividades esportivas como complemento do tratamento;
  • Maior independência nas atividades de vida diária;
  • Melhor deambulação, equilíbrio, coordenação motora, força muscular, flexibilidade, agilidade e condicionamento cardiorrespiratório.

A Terapia Esportiva é realizada semanalmente, na quadra poliesportiva da Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz da Faculdade de Medicina da USP, com duração de noventa minutos. Os pacientes desenvolvem a prática de várias modalidades esportivas, tais como: corrida de revezamento, bola ao cesto, handebol, boliche, queimada e futsal, sendo devidamente orientados por todos os profissionais da equipe.

Os cuidadores e acompanhantes desses pacientes também ganham foco neste programa, participando de atividades em grupo com o objetivo de:

  • Integrar a família;
  • Trocar experiências;
  • Promover a discussão reflexiva de problemas comuns;
  • Diminuir a ansiedade;
  • Conscientizar e discutir sobre os direitos da Pessoa com Deficiência;
  • Oferecer condicionamento físico monitorado.

Desta forma, tanto a pessoa com paralisia cerebral quanto os seus familiares beneficiam-se com o Programa da Terapia Esportiva.

A Terapia Esportiva proporciona aos pacientes com Paralisia Cerebral a possibilidade de usufruir dos benefícios que a prática do esporte traz à saúde, pois conduz o paciente a um estágio de maior confiança, conscientização dos seus limites e das suas potencialidades.

A convivência em grupo também traz benefícios aos pacientes. Proporcionado por um atendimento humanizado, eles sentem-se valorizados e criam um vínculo de amizade e autoestima, culminando em uma melhor qualidade de vida.

A Equipe Interprofissional conta, também, com a ajuda de vários parceiros externos ao HC para a realização de eventos festivos durante o ano, como a comemoração do dia das mães, dia dos pais, entre outros.

Ao final de cada ano, também acontece uma competição/confraternização entre os pacientes, denominada JATE – Jogos Anuais da Terapia Esportiva, que já está em sua trigésima sexta edição.

Por: Maria Rosa Barral Evangelista