Fluxo de informação é discutido no HUUFMA
Na busca constante por um atendimento humanizado e de qualidade o Núcleo de Humanização do Hospital Universitário da UFMA realizou uma roda de conversa para discutir o fluxo de comunicação entre os serviços do HUUFMA.
No último dia 24 de agosto, na sala de aula do Serviço de Patologia, o Núcleo de Humanização organizou uma roda de conversa com serviços considerados de “linha de frente”, como a recepção central e o serviço de segurança. Estavam presentes também as coordenações e representantes do ambulatório, marcação de consultas, serviço de diagnóstico por imagem e laboratório de coleta. No primeiro momento, os participantes apresentaram aspectos considerados geradores da falta comunicação no HUUFMA. Destaque para a existência de serviços que atuam como ilhas blindadas, sem qualquer tipo de comunicação com o exterior.
Após a apresentação dos aspectos críticos, pactuaram-se como propostas/ encaminhamentos: fixar balcão de informações para atendimento ao cliente na marcação de consultas; ampliar o Projeto “Posso Ajudar”, incluindo acadêmicos do primeiro período do curso de medicina; e realizar rodas de conversa setorizadas para se entender como acontece o fluxo da informação no serviço, e em seguida elaborar um plano de comunicação adequado à essa realidade, com apoio da Assessoria de Comunicação do Hospital.
Os participantes estavam otimistas e comprometeram-se a participar e colaborar com as propostas estabelecidas, visando sempre à qualidade dos serviços oferecidos por meio de um atendimento humanizado.
Por Maria Luiza Carrilho Sardenberg
Muito legal ver essa roda de conversa no HUUFMA!
Parabéns pela iniciativa!
Iza