Mostra HumanizaSUS em Alegrete-RS
Esta semana a Mostra do HumanizaSUS chegou ao município gaúcho de Alegrete. O público foi recebido pela Coordenadora da Humanização da 10ª CRS, Maria Izabel Pradel. Participaram da Mostra representantes de diversos municípios, entre eles: Uruguaiana, São Borja, Itaqui, Bagé, São Gabriel, entre outros. Na oportunidade a tutora da Macrorregião Norte do Estado, Carolina Silva, esteve presente no evento apresentando a PNH como uma política fundamentada em princípios, diretrizes e dispositivos para intervenção e consolidação de uma rede de saúde efetiva e acolhedora. " A PNH é uma política pública de saúde que vem resgatar a nossa imensa obra social, o SUS". Também foi realizado paralelo à Mostra o processo de seleção da 2ª Edição do Curso de Especialização em Humanização da Atenção e Gestão do SUS, com a participação de representantes da ESPRS, Henrique Zilli e Vânia Mello.
Na ocasião teve-se a presença de apoiadores, da Unidade de Produção Humaniza Pampa, da 1ª edição do curso.
A apoiadora Maria de Fátima Moroso, administradora da SMS de Uruguaiana relatou o quanto seu Plano de Intervenção se desdobrou em atividades após a conclusão do curso. Ressaltou o quanto a mostra é um "presente" para os novos apoiadores se incluirem nesta rede efetiva e afetiva do HumanizaSUS.
Josemari, Psicóloga e apoiadora da Santa Casa de Alegrete, ressalta:
" O curso proporciona mudanças de paradigmas, provoca desconstrução e reconstrução das práticas em saúde". Explica que sua intervenção teve enfoque na Rede de Saúde Mental com ganhos significativos (redução de 50% das internações psiquiáticas). Apontou ainda novas intervenções, possivelmente na Saúde do Travalhador (cuidando do cuidador).
Na discussão ampliada tivemos algumas colocações:
"Quando se conquista uma melhoria no espaço público o desafio torna-se sustentá-lo".
" A Mostra colaborou para ter certeza da minha inscrição no curso e estimulou minha vontade para revisitar meu serviço com um novo olhar".
Por Dario Frederico Pasche
Quero cumprimentar os campanheiros do RS em especial os de Alegrete e região pelo brilhante trabalho de produção e fomento da rede humanizaSUS. O trabalho de cada um articulado àqueles que tomam contato agora com a PNH certamente nos fortalecerá e nos ensinará o caminhos das pedras para a produção das mudanças nas práticas de gestão e de atenção. Um abraço, Dário
Coordenador Nacional da PNH