Escola Saudável

13 votos

Escola Saudável

O título é sugestão da autora Lisete R. G. Arelaro, proposto em um dos artigos apresentado no I Seminário sobre a Política Nacional de Promoção de Saúde no ano de 2009. Ele se refere ao modelo que rompe com desarticulação entre as políticas do Brasil, principalmente sobre a promoção e prevenção das áreas de educação e saúde. Até o momento a articulação é somente entre as ações da própria área, não entre as áreas, ou seja, quando fala-se em promoção e prevenção de saúde, o planejamento das atividades ainda é algo segmentado. Ao pensarmos sobre promoção e prevenção de saúde nos deparamos com diversos obstáculos, um deles é sobre a própria conceitualização dos dois temas. Segundo Czeresnia (1999) a prevenção está relacionada a uma ação antecipada, minimizando as chances de um progresso maléfico e ainda compreende uma forma mais ampla que vise aumentar a saúde e o bem-estar em geral. Já a prevenção é quando já se conhece a causa, evitando o surgimento de doenças específicas.
A partir disso pensar como promover e prevenir a saúde na escola é defini-la como um espaço de formação acadêmico e agora também de saúde. Com ações que visem proporcionar bem-estar físico, psíquico e social e convidar a comunidade para que participe, como os pais, professores, funcionários e assim atingir outros segmentos. Otimizar e acrescentar ferramentas da escola, como melhoria na merenda escolar, programas odontológicos, movimentos dos grupos, etc. Buscar dentro do contexto da escola a percepção de qual forma agir, na busca de uma melhoria na qualidade de vida de uma comunidade, pois não serão somente os alunos beneficiados, mas toda a ligação da teia que parte deles.

CZERESNIA, Dina. O conceito de saúde e a diferença entre prevenção e promoção Cad. Saúde Pública,  Rio de Janeiro,  v. 15,  n. 4, Out.  1999 .  Disponível em <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1999000400004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 19 de setembro de 2012.

ARELARO, Lisete Regina Gomes. Integração entre Educação e Saúde na Escola. In: I Seminário sobre a política Nacional