Controle do Tabagismo no Brasil

11 votos

    Estou aqui fazendo um trabalho referente a disciplina de Psicologia da Saúde, com o professor Douglas Casarotto. Pretendo trazer uma reflexão sobre o tema: controle do tabagismo no Brasil, cujo texto referencia se trata de um artigo retirado dos Anais do I seminário sobre Política Nacional de Promoção de Saúde.
    Como se sabe o tabaco é uma droga conhecida a 40 anos, porém foi a partir dos anos 80 que este foi reconhecido como droga, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), uma droga pediátrica, crônica, contagiosa, transmissível com a propaganda, é um fator de risco para cerca de 50 doenças, agrava a fome e a pobreza e mata cerca de 200 mil brasileiros.
    Fico me perguntando, já que as informações acima estão direto na mídia, na carteira de cigarros, o que leva as pessoas a continuar fumando?
    Assim parece uma pergunta ingênua, mas o ato de fumar é o mesmo de estar se drogando, conheço pessoas que condenam que é drogado, mas não conseguem se ver neste mesmo lugar.
    A partir de algumas pesquisas realizadas pela Vigilância de Tabagismo em Escolares do Brasil, percebe-se que a maior concentração de fumantes (escolares) esta na Região Sul, logo, é aqui que se têm as indústrias do tabaco e os maiores índices de câncer de pulmão.
    A Política Nacional de Promoção á Saúde dispõe algumas ações para prevenção e controle do tabagismo como a criação de ações educativas, mobilização e de sensibilização, a criação do Dia Mundial Sem Tabaco e acesso aos métodos de cessação do tabagismo. Estas e outras ações têm por objetivos a redução da morbimortalidade, a diminuição da prevalência de fumantes, a partir de três linhas de ação: prevenção da iniciação, cessação e proteção ao não fumante.
    Para a linha de cessação ao tabagismo devemos tratar a dependência da nicotina, pois o fumante também pode ser visto como drogadito. Todas estas ações NÃO devem ser aplicadas de forma a inviabilizar a convivência dos fumantes com as outras pessoas não fumantes, para que não sejam vistos como desagradáveis e sim que tomem consciência dos prejuízos causados por sua dependência.
    As Leis n° 9.782/99, 9.294/96, 10.167/00 e 10.702/03 podem ser consultadas na Legislação Brasileira para o controle do tabagismo. Estas são que considero as mais importantes, mas o numero de Leis com esse objetivo são inúmeras.

 

Referência

 

Anais do I Seminário Sobre a Política Nacional de Promoção de Saúde