Introdução a Psicologia da Saúde

12 votos

Olá, boa noite!

Bom, venho através deste, compartilhar informações a partir do que foi visto nos textos e logo estudado em sala de aula, sobre o modo como os profissionais da saúde estão lidando com seus usuários, de movo a se analisar o quão importante é a integração entre profissionais de diferentes áreas, para que se tenha um bom desenvolvimento e recuperação da saúde dos seus usuários.
É visto que a psicologia teve uma grande evolução a partir de seu nascimento ate o que se vê nos dias de hoje, não somente a psicologia como ciência, mas seus profissionais, não somente da psicologia, mas sim de toda a área da saúde.
A partir do que foi estudado, busquei focar minha ideia em questão ao texto “Unidade de atenção à crise: repensando a prática da internação em saúde mental” o qual mostra uma visão da psicologia a partir de sua evolução, de forma a mostrar as diferentes formas de tratamento ao paciente que se tinha, e a que se tem conforme seu desenvolvimento.

Conforme o que o texto aborda, se nota o quanto à atividade grupal faz com que a busca por uma melhor qualidade de vida tenha grandes resultados, já que a flexibilidade para compreensão do usuário e interação entre profissionais torna o espaço de saúde mais aberto para novas possibilidades de ‘conversa’ sobre condições de melhora do paciente e também do próprio ambiente de saúde. Quando buscamos falar sobre um grupo em que se vise o bem estar de todos os indivíduos em suas particularidades, se vê também a grande importância que a família tem nesse âmbito, já que o apoio de todos, é sempre um reforço para a boa produção de saúde de todos nós. Estar em grupo favorece a troca de informações, novas idéias e condições para busca do bem estar de cada individuo. Buscar recursos para superação de dificuldades e troca de experiencias para a melhoria das condições de vida de cada sujeito.

Fazendo uma relação com o filme Sicko, também visto e analisado em aula, podemos ver as diferentes formas como o sistema de saúde é abordado nos Estados Unidos, Cuba, Canadá e França, os quais são países de grande importância tanto social como econômica. No entanto é notável a grande diferença nos sistemas de saúde desses países, já que podemos citar como o que mais nos indigna, o sistema de saúde dos estados unidos o qual visa primeiramente o lucro para o governo, deixando o bem estar dos usuários dos planos adquiridos, em segundo plano. O filme mostra casos de diferentes famílias, que apesar de terem seus planos de saúde, com pagamento e especificações dos mesmos em dia, não tem suas despesas cobertas pelos planos, ficando a mercê das suas condições de cada dia que passa, devido a justificativas preconceituosas e injustas das empresas quando se busca a ajuda de seus planos.

Porém, logo adiante, é visto no filme uma outra realidade, a realidade do Canadá, França e Cuba. Onde muitos americanos buscavam nesses países, formas mais humanas de tratamento para suas necessidades sanitárias, tento seus direitos de cidadão adquiridos, já que tinham direito de buscar seu atendimento médico, seus remédios e consultas, de forma mais digna e humanizada, tento deus direitos alcançados para a busca de melhores condições de saúde.

Quando pensamos em saúde, ao menos ao meu ver, pensamos em algo  necessário,ou que pelo menos deveria ser disponível para todos, né?
Fazendo uma comparação com o Brasil. O qual não é citado no filme, mas pode ser citado a partir de seu desenvolvimento, é visto que quando se fala em saúde, podemos observar que nossos planos de saúde tem de certa forma, alguma semelhança com os citados no filme, já que estes visam um bom investimento nos seus usuários, mas em contradição é um sistema que nem todos tem condições de adquirir, pois o direito de ser cuidado visa em troca o lucro aos seus planos.

Em nosso país mesmo com suas precariedades, pode ser ressaltado o SUS, que tem sim suas deficiências, mas que se for posto em prática de modo a ser mais procurado pelos indivíduos, e os mesmos se mostrarem mais confiantes ao potencial que esse sistema tem a oferecer, teremos um SUS com condições de crescer, e com isso disponibilizar uma saúde de qualidade e principalmente ao alcance de toda a população, de todas as classes, sem restrição de classe, raça ou cor, disponibilizando atendimentos mais humanizados e em condições disponíveis e favoráveis a todos.

Finalizo ressaltando que acredito que com incentivo e maiores investimentos em nosso sistema, ele poderá sim disponibilizar maiores e melhores condições de atendimento a toda população, tornando-se um exemplo de sistema de saúde, disponível para todos.