SAUDE DO TRABALHADOR

11 votos

Muito ja ouvi comentários de conhecidos queixando-se do atendimento em hospitais ou em mercados, sempre locais com uma demanda muito grande, assim gostaria que refletissimos o pq do mau atendimento?

   Não estou aqui para defender todos os trabalhadores que exercem um mau atendimento, mas para colocar uma questão muito importante, que é como está a saúde desse trabalhador e o quanto motivado ela está para executar seu trabalho. Voltando um pouco para a área da saúde, principalmente enfermeiros e médicos, que estão em terceiro lugar entre os profissionais que são ressarcidos pelo governo por causa de estresse no trabalho, pois o local de trabalho desses profissionais é estremamente estressante e tem um contado e uma responsabilidade muito grande com o paciente. No momento que trabalhamos diretamente com o outro, e principalmente quando a saúde da pessoa está sobre nossos cuidados, a responsabilidade aumente e a carga afetiva vem a tona. No caso do enfermeiro e paciente, o convívio envolve um vínculo forte devido o estado de vulnerabilidade do internado, e a confiança que ele deposita no profissional, o enfermeiro no mesmo tempo que sente-se satisfeito com a confiança e com o reconhecimento, vai ter em mãos uma grande responsabilidade, se acontecer de o paciente acabar falecendo pode ocorrer de o profissional se culpar pelo fato e se auto considerar incapaz de seguir exercendo aquela profissão.

  Alem da carga afetiva que pode envolver o profissional, também podemos citar a alta carga horária de trabalho, ou a exigência na profissão ( que pode ser propositada pelo próprio profissional ou alguem ao seu redor), ou ainda quando estamos exercendo uma profissão que não nos traga satisfação. A vários fatores que prejudicam a saúde do trabalhador, mas a que mais vemos se manifestar nos ultimos tempos é o estresse, e através do estresses podem surgir outras doenças mais graves, por exemplo a síndrome de Burnout( é o resultado ao estresse crônico, incrementado na interação com outras pessoas)faz o trabalhador perder a autoestima e se desinteressar pelo seu trabalho, ocorrendo dessa forma o desgaste emocional.

   O documentário sicko que fala sobre os planos de saúde nos EUA, que pelo oque vi são horriveis mesmo, tem uma parte que mostra bem como se sente o funcionário dessas empresas quando ele tem que dizer ao cliente que seu plano não cobre a sua necessidade, cpelo fato dessas empresas serem tão gananciosas o seu próprio funcionário se sente culpado por negar ao outro atendimento com o seu plano, que o próprio cliente paga mto caro todos os meses. Aqui no brasil o SUS é muito bem elaborado no papel, mas como cansamos de ver a ganancia do homem mata muita gente ainda, a verba desviada em hospitais é enorme, não que não tenha seu lado bom pois é direito de todos usar o SUS, mas muito ainda tem que ser feito.

   Vários fatores influênciam na saúde do trabalhador tanto do seu dia a dia até quando ele necessita usas a saúde publica ou privada, em relação ao profissional devemos melhor seu ãmbiente de trabalho para que ele não necessite recorrer ao SUS ou utilizar seu plano de saúde, melhorando o local onde vivemos, ja é um bom começo para cuidar da nossa saúde e dos que estão a nossa volta.