Redução e Promoção de Danos (Fernanda Moreira)

13 votos

Faculdade Integrada de Santa Maria
Acadêmica: Rita da Rosa Semestre: 7º

Venho através desta postagem, proposta pelo professor Douglas Cassarotto, tentar fazer uma reflexão sobre os temas do artigo Redução de Danos, Prevenção e Promoção da Saúde de Fernanda Moreira, publicado nos Anais do I Seminário da Política Nacional de Promoção á Saúde.
Redução e Promoção de Danos (Fernanda Moreira)
Segundo a carta de Ottawa (1986) Promoção da Saúde é o “processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle desse processo”.
Este artigo nos traz a diferença entre promoção e prevenção de saúde que como já vimos na disciplina de psicologia da saúde, as duas diferem nos seguintes aspectos, a promoção visa à saúde, tendo como objetivo atingir a população em geral, já a prevenção foca a doença onde vai intervir em sujeitos que se enquadrem nos projetos propostos.
Enquanto que Redução de Danos segundo Andrade (2001) é uma política de saúde que se propõe a reduzir os prejuízos de natureza biológica, social e econômica do uso de drogas, pautada no respeito ao indivíduo e no seu direito de consumir drogas.
Neste sentido podemos pensar que não basta simplesmente dizer para o individuo que ele deve se livrar do vício, para assim ter uma vida melhor e automaticamente promover sua saúde e prevenir doenças. Precisamos entender o motivo e o contexto desse sujeito, para dai sim começar a perceber o que realmente o levou para este caminho, sempre lembrando a sua individualidade e respeitando-o em suas escolhas, desta forma talvez nos façamos ouvir, com isso realmente promover saúde e consequentemente prevenir doenças.
Segundo Marlatt (1999) Redução de Danos é um conjunto de estratégias e também um novo paradigma que permeia todos os aspectos do trabalho no campo do uso e abuso de substâncias psicoativas.

Contudo devemos pensar que estes temas nos remetem a pessoas todas com suas vivências que devem ser respeitadas, assim como seu modo de vida, que pode parecer errôneo para nós, mas que para eles é realmente o que restou devido ao contexto onde estão inseridos.

Esta leitura me fez perceber a grande importância do vinculo que devemos estabelecer entre as pessoas, pois consequentemente nos faremos entender e assim desenvolver um trabalho que traga tanto a promoção como a prevenção da saúde. 

Referências:
CZERESNIA, Dina. O conceito de Saúde e a Diferença entre Prevenção e Promoção. Disponível<https://143.107.23.244/departamentos/social/saude_coletiva/AOconceito.pdf
MOREIRA, Fernanda. Redução de Danos e Promoção de Saúde. In: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Anais do I Seminário da Política Nacional de Promoção à Saúde. Disponível<https://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/anais_1_seminario_politica_nacional_promocao_saude.pdf>.