Saúde SUS

11 votos

Boa Noite! Esse post refere-se a uma atividade avaliativa proposta pelo professor Douglas, na disciplina de Introdução a Psicologia da Saúde. Ao assistir ao documentário Sicko, percebo a realidade do sistema de saúde americano.
Além de mostrar o modelo utilizado nos Estados Unidos, o documentário o expõe a outros países do mundo, como: Inglaterra, França, Canadá e Cuba. Não há um sistema único de saúde pública nos Estados Unidos, o que sobressaltam são seus planos de saúde, no qual o único objetivo é o lucro do próprio governo e das companhias. São planos onde a grande maioria da população não tem condições financeiras e os de convênio abordam grandes dificuldades para usar seus serviços e benefícios, quando há riscos ao rendimento do empreendimento.
Comparando com outros países, como Canadá, França e Cuba, onde o bem estar é predominante, a saúde é oferecida gratuitamente com qualidade, satisfazendo a população que usufruem do serviço. Apesar de ainda não ter mencionado o sistema de saúde no Brasil, o SUS (Sistema Único de Saúde) também engloba um ótimo sistema de saúde pública, porém, sabemos que o SUS possuiu inúmeros problemas, como grandes filas, péssimo atendimento prestado pelos funcionários, entre outros grandes problemas.
O Brasil deveria colocar a saúde em 1º plano, o que de certa forma já há uma proposta bem elaborada sendo posta em pratica. E segundo o documentário a saúde é prioridade, com sua prestação de serviço, tornando a população mais saudável e confiante, o que por sua vez não seja exatamente o que os nossos governantes desejam.

O Plano de Saúde nasceu da necessidade do homem em controlar os riscos a que está exposto e da seguranca( que a pessoa acha que tem), tais como doenças, acidentes e eventos naturais.Todo risco é incerto, já que não podemos afirmar se ele ocorrerá. Caso aconteça, é preciso ter meios para restabelecer a normalidade. Um dos meios encontrados foi a formação de um grupo de pessoas que colaboram financeiramente para se proteger desse risco.
Ao contratar um Plano de Saúde, os valores pagos individualmente não são suficientes para cobrir despesas médicas como consultas, exames ou internações. Mas quando as mensalidades de um grupo de clientes formam uma reserva forte o suficiente, a operadora de saúde tem condições de arcar com os custos da assistência prestada.

Com o passar dos anos cada vez mais novos planos de saúde estão sendo criados por isso geralmente o beneficiário as vezes não esta completamente amparado pelo plano,sendo assim,tendo que desembolsar mais rendimentos que estão fora da tabela ,ou alguns médicos não tem mais convenio ou  não tem cobertura,por isso,nem sempre estamos seguros com o plano de saúde que se escolhe. Para concluir se temos plano de saúde estamos mais ou menos salvos em matéria de saúde ,porque  se não temos plano de saúde com certeza vamos adoecer.