Crianças internadas no HUUFMA ganham dia especial…

11 votos

Seis pacientes tiveram manhã diferente em um passeio pela praia.

A manhã desta sexta-feira (21/9) foi recheada por felicidade e emoção para seis crianças do Hospital Universitário da UFMA – Unidade Materno Infantil, que tiveram um dia especial durante passeio à praia. Intitulado de TURIHOSP, o projeto é uma das ações do Núcleo de Humanização do HUUFMA, em parceria com os serviços de Psicologia, Enfermagem, Nutrição e as equipes Médicas.

Com a alegria estampada no rosto das crianças e dos acompanhantes, o passeio teve como destino a praia do Calhau, onde os pequenos realizaram um lanche – elaborado pela equipe nutricional do hospital – e, emocionadas, tiveram contato com a areia da praia, ficaram frente a frente com o mar e sentiram o vento matinal.

Para Antônia Rocha, cuidadora do pequeno Athirson Conceição, 08 anos, morador do município de Lago da Pedra, esse foi um momento não só de alegria como também de agradecimentos à vida e às equipes que cuidam da criança. “Fico feliz de ver o cuidado das pessoas com ele, a companhia, a atenção de todo mundo. O Athirson sofre de uma doença rara e, há dois meses atrás, não se movia do pescoço para baixo. A persistência dos médicos foi tão grande, tão bonita, que agora ele já segura as coisas, já balança as pernas, move os braços. Esta é uma manhã para comemorar a vida!”, emocionou-se. Antônia veio para São Luís depois que a mãe de Athirson adoeceu e ficou impossibilitada de cuidar da criança.

O sentimento de felicidade também era perceptível nos olhos de Elisângela Alves, mãe de Moisés, 01 ano e 09 meses, que faz tratamento no Materno Infantil. “É maravilhoso, pois passamos muito tempo no hospital e eu sinto que, quando vamos para as consultas, ele já fica agitado, irritado. Com o passeio isso muda, pois, acredito que inteligente como ele é, já vai para o hospital mais tranqüilo, pensando no passeio. Fico extremamente feliz com essa atitude.”, explicou, agradecida.

Melhorias no Tratamento – O TURISHOSP existe desde 2009, reunindo profissionais de diversos setores do HUUFMA e visando um tratamento mais humanizado e que traga ganhos para os tratamentos das crianças através de momentos diferentes. “Oitenta por cento de nossos pacientes são do interior e, por isso, além de promover saúde esse passeio também tem um algo cultural de mostrar as belezas de São Luís para essas crianças e seus pais.”, explicou Joanilde Pires, pedagoga no Núcleo de Humanização do HUUFMA e uma das coordenadoras do TURIHOSP.

A psicóloga Tônia Loiola, que acompanha as crianças e também é uma das idealizadoras do projeto, enfatiza os ganhos dos passeios para a saúde dos pacientes: “Essas crianças ficam muito tempo no hospital, em tratamento, rodeados por médicos. Com esses passeios provemos um momento diferente, de confraternização e união. Depois daqui, fazemos uma avaliação completa das crianças e vemos como eles se sentem e como a saúde acaba fortalecida.”, esclarece.

“É gratificante ter a possibilidade de fazer um passeio desses para diminuir o estresse dessas crianças, trazer mais conforto, mais companhia e, como resultado, ver o brilho de alegria nos olhos desses pequeninos e de seus acompanhantes. Teremos bons resultados de cura!”, alegrou-se a enfermeira Silvana Araújo.

A prova estava no rosto do pequeno Athirson Conceição que, segundo a psicóloga, acordou cantando e cheio de energia com o passeio. Ao sentar na beira da praia e sentir a areia nos pés pela primeira vez, soltou: “É engraçado sentir a areia e esse vento gostoso. Não tenho nem palavras de tanta alegria!”, disse, sorrindo e encantado com o mar.

Fonte: ASCOM/ HUUFMA