Controle Social (participação social): Aproximações entre Conselho Local de Saúde Distrito Centro de Florianópolis-SC e PNH

17 votos

Entendendo a Participação Popular como fundamental no fortalecimento do SUS, capaz de definir prioridades, fiscalizar e avaliar ações e serviços, nas diferentes esferas de governo, estivemos reunidos no dia 26 de Setembro de 2012 – Distrito Sanitário Centro Florianópolis-SC, Localizada na Avenida Rio Branco, 90, das 8:45 às 11 horas, com o intuito de ampliar a articulação da PNH com os usuários.

O espaço reservou, através de articulação anterior, um momento dentro de sua 46º Reunião Ordinária com a Pauta da Politica Nacional de Humanização. O Conselho Local de Saúde (CLS) conta com um blog que pode ser conferido acessando o link (https://conselholocalsaudecentro.blogspot.com.br/) e conta com o importante trabalho na coordenação da Sra. Vanda Renata da Silva; Coordenador Adjunto: Eliseu Camargo Martins e Secretária: Ivani Fátima Coradi, que cordialmente aceitaram a interlocução.

Na ocasião, pudemos apresentar a Política de Humanização como uma oferta de mudança que tem potência de contribuir para a transformação do SUS, aproximá-lo enquanto prática social que afirma direitos e constrói cidadania. Além disso, expusemos alguns dos Dispositivos para propor a mudança nos modos de organizar os processos de trabalho que acionam novos modos de ser e estar em relação.

E, comunicamos que o Estado de SC conta com um Colegiado Gestor e está aberto para contar com novas inserções e colaborações, a fim de provocar determinado "estranhamento" com temas e debates institucionais.

Esperamos, mesmo nesta arena micropolítica, que alguns frutos e ventos possam reverberar. 

Conselho Local de Saúde - Reunião 26/09/12