Gestão Brilho nos Olhos e Humanização: Caminhando Lado a Lado

12 votos

“O que se opõe ao descuido e ao descaso é o cuidado. Cuidar é mais que um ato; é uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de atenção. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro.” (Leonardo Boff)

 

                          

O Modelo de Gestão Brilho nos Olhos tem como premissa a busca do equilíbrio entre “fatores racionais” e sócio-emocionais” que estão presentes na dinâmica organizacional e que impactam no resultado final do trabalho das pessoas. Acredita-se que o alinhamento dessas forças, tornando-as sinérgicas com a visão e objetivos institucionais definidos de forma compartilhada  pode impulsionar novos comportamentos entre indivíduos, equipes e redes sociais.
Entre os pressupostos básicos desse modelo estão: liderança influenciadora e inspiradora; liderança intelectual para fomento da geração de conhecimento; alinhamento estratégico e atuação descentralizada. Esse modelo de gestão estimula a integração e união no ambiente profissional e pretende resgatar o orgulho de ser hagaceano. Orgulho aqui pensado como o sentimento de pertença a uma instituição cujos valores representam o compromisso coletivo de se realizar um trabalho importante para a sociedade e de alta relevância na vida das pessoas. O foco é nas pessoas, resultados institucionais e busca pela humanização nos setores, compartilhando experiências de forma coordenada e conjunta.
Este modelo está totalmente alinhado à cultura de Humanização que tem como essência a construção coletiva de compromissos éticos e técnicos que se expressam em ações para o cuidado ao paciente e melhoria das relações de trabalho entre os profissionais de saúde. A Humanização é o processo de transformação da cultura institucional que instaura o constante aprimoramento da qualidade das relações entre as pessoas nas práticas de atenção e gestão em saúde, tendo em vista o cuidado e o ambiente organizacional.

 

Assim como a Gestão Brilho nos Olhos, a Humanização tem como alguns de seus objetivos a valorização do profissional de saúde e o estímulo à educação permanente; a assessoria às lideranças para ações de impacto em humanização; e a contribuição para a melhoria das relações de trabalho.
Sabe-se que quando as pessoas trabalham motivadas por valores humanísticos elas desenvolvem ações de melhor teor técnico e ético, perceptíveis por aqueles que estão à sua volta. Por isso Humanização e Brilho nos Olhos caminham lado a lado, tentando alcançar  propósitos comuns a ambos.
Trata-se de uma construção coletiva que resgata a valorização do trabalho de todos, e a satisfação de sermos uma instituição singular, de relevante papel histórico e social, que se esforça para acompanhar desafios contemporâneos na área da Saúde no tocante à gestão dos serviços, mas principalmente prestar um atendimento excelente aos nossos clientes do ponto de vista deles também.
É nesse sentido que convidamos a todos para trilhar esse caminho juntos!

Gabriela Zemel e Izabel Rios
Rede Humaniza FMUSPHC