A TENDA DO CONTO NO AMAZONAS: PARTILHA, ACOLHIMENTO, VALORIZAÇÃO DO SER HUMANO E DA VIDA.
EQUIPE DA UNIDADE BÁSICA SAÚDE DA FAMÍLIA AMPLIADA DR. PLATÃO ARAÚJO REALIZA A TENDA DO CONTO NO SÍTIO PURAQUEQUARA.
A vivência da Tenda do Conto no Curso de Qualificação em Educação Popular em Saúde mexeu com corações e vem transformando as práticas educativas nas unidades de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus.
Tendinhas, tendonas, sua variação regional, o “Tapiri do Conto”, tem aproximado trabalhadores e comunidades, em espaços de diálogo fraterno onde escutar e acolher são as palavras-chave.
A equipe da UBSFA Dr. Platão Araújo, do Puraquequara, conduzidos pela Diretora Francicléia Azevedo, que desenvolve rotineiramente ações junto à comunidade, reuniu seu grupo de idosos no Sítio da Dona Gil, à beira-rio, e experimentaram um dia maravilhoso em que, equipe de saúde e idosos estiveram, juntos, partilhando suas histórias, promovendo saúde.
Aqui segue abraço carinhoso à Jacqueline Abrantes e Lurdinha que trouxeram a mala da Tenda do Conto repleta de objetos, de histórias, de carinho e deixaram o rastro de afeto, de amorosidade e o testemunho de que é possível transformar a nossa realidade.
A SAÍDA DA EQUIPE E DO GRUPO DE IDOSOS DA UNIDADE DE SAÚDE ÀS 06:15 DA MANHÃ DO DIA 21/09/12
NO SÍTIO. DONA GLÓRIA, IDOSA DO GRUPO: “VIVENDO A VIDA”
A PREPARAÇÃO: ALONGAMENTO ÀS MARGENS DO RIO, COMO FONTE DE INSPIRAÇÃO DIVINA
O LANCHE, ANTES DE COMEÇAR A TENDA DO CONTO
A TENDA DO CONTO, QUE EMOCIONA, QUE APROXIMA, QUE FAZ ENCONTRAR GENTE DENTRO DA GENTE.
Por jacqueline abrantes gadelha
Denise querida,
Vontade de estar aí!
Na semana em que a tenda do conto comemora cinco anos de existência, recebemos este post como um presente muito valioso!
Que alegria ver a roda, a cadeira de balanço; quanta emoção revê-los compartilhando histórias!
Fui buscar o significado de tapiri: abrigo improvisado, temporário, palhoça, choupana para abrigar provisoriamente seringueiros, lavradores…Nossa tenda, nosso tapiri do conto: nomadismo, improvisação, invenção, desterritorialização!
"Tapiri do conto?" LIIINDO demais!
Beijos, grande abraço aos manauenses!
Jacque