Primeira Turma de Apoiadores da SMS Blumenau/SC

12 votos

 

 

Dia 24 de julho encerrou-se em Blumenau/SC a primeira turma do Curso de Formação de Apoiadores Locais da Humanização na SMS Blumenau. Este processo de formação é realizado pela SMS, com o apoio da MS/SAS/PNH, e visa formar gestores de unidades e serviços da rede pública de saúde de Blumenau para tuarem como apoiadores da PNH nas equipes que gerenciam.

 O curso, que tem um total de 180 horas, distribuídas em  96h presenciais e 84 de atividades de dispersão,  visa formar, ao todo, mais de 70 coordenadores, gerentes e supervisores da SMS Blumenau. O objetivo é que, ao final do curso, cada apoiador tenha iniciado, juntamente com sua equipe, um processo de análise e intervenção sobre as práticas de atenção e/ou gestão local.

 As atividades de encerramento contaram com a participação do consultor Gustavo Cunha, que trouxe  uma importante reflexão sobre a indissociabilidade entre Atenção e Gestão para a ampliação da Clínica nos serviços de saúde. Os GTH’s do Médio Vale do Itajaí participaram do evento, bem como os participantes da próxima turma do Curso de Formação de Apoiadores. No dia seguinte, Gustavo Cunha também esteve com 75 trabalhadores e gestores dos três CAPS do município, e da Atenção Básica, falando sobre Clínica Ampliada, Apoio Matricial e Projeto Terapêutico.

 De modo geral, os grupos avaliaram como muito oportunas as discussões suscitadas nestes eventos, e fundamentais para a qualificação dos processos de humanziação da gestão e da atenção disparados em Blumenau e em outros municípios do Vale do Itajaí.

A próxima turma do Curso de Apoiadores da SMS  Blumenau inicia no segundo semestre, e pretende incluir na equipe de formadores – hoje composta por Alessandra Girardi, Célia Nicolotti e Maria Claudia Matias – os apoiadores da primeira turma.