Revista colaborativa sobre experiências de profissionais de saúde

10 votos

A sugestão de link vem da Clara que postou a tradução de um texto deste interessantíssimo site francês: www.anedota.org

O texto publicado pela Clara aqui, na RHS, é "Os invisíveis": redehumanizasus.net/node/1891

George Maguerez, o criador e coordenador da Revista Anedota, define seu objetivo como sendo o de "favorisar a troca de conhecimentos implícitos entre os profissionais de saúde".

Trata-se de um "fórum de experiências": "cada um traz a sua experiência, o que viveu, sentiu. Não há conselhos, não há críticas sobre o que o outro escreveu. Há apenas um compartilhamento de experiências, uma partilha sob forma de conversações."

Essa experiência de uma "revista colaborativa" construída a partir de relatos de trabalhadores do sistema médico-sanitário francês guarda muitas semelhanças com a nossa experiência da Rede HumanizaSUS.

Acho, entretanto, que a nossa experiência é mais ampla, mais radicalmente aberta, tanto em termos temáticos, quanto em termos da "acessabilidade" de diferentes usuários à participação. Uma diferença importante, neste último sentido, é o fato do "cadastramento" no Anedota ser pago (20 euros por ano).

Mesmo assim o trabalho merece ser conhecido e tem algumas áreas de conteúdo abertas ao público não cadastrado. Amplia a compreensão do sentido, no estágio atual de desenvolvimento do trabalho em saúde, de "redes de colaboração" como a nossa,  que vêm valorizando a discussão das dimensões subjetivas (ou do conhecimento implícito, como prefere tratar o francês) das práticas de saúde. Situa nossa experiência numa perspectiva internacional.