O PESA está desafiando a lógica de que a saúde tem que trabalhar a doença. Um projeto desenvolvido no bairro de Cidade Nova pela USF, Semurb e UFRN (Departamentos de Psicologia e Enfermagem). Busca a intersetorialidade, o vínculo, a responsabilização, a maturidade técnica e política dos sujeitos, busca sobretudo humanizar a própria vida e suas relações.
Visitem o blog e conheçam melhor o projeto:
https://ppesa.blogspot.com
Abraços
Jaldisia Cavalcante
9 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Jaqueline querida, foi muito legal seu acolhimento. Nossa! ler o primeiro comentário seu é uma honra. vc sabe que não não chego nem aos seus pés. Nossa poeta do sertão oestano, cheia de talento e sensibilidade.
Obrigada e um cheiro
Disa
Por Ricardo Teixeira
Jaldísia, Jacqueline, Lourdinha…
Muitíssimo bem vindas à RHS!
Realmente muito vibrante a contribuição que vocês têm trazido a esta Rede. O RN definitivamente está inscrito na cartografia que estamos traçando do SUS que dá certo!
Belíssimo trabalho, Jaldísia e muito legal também o blog.
Parabéns!
Abração,
Ricardo
Olá Ricardo!
Muito obrigada pela força e energia positiva. Incrível como temos dificuldade de mostrar o resultado do nosso trabalho no dia-a-dia para as pessoas que estão mais próximas. Para a própria instituição para a qual trabalhamos, (SMS Natal/RN). Isso que a redehumanizasus está conseguindo é fabuloso. O PESA já foi apresentado na Conferência da Terra em João Pessoa PB, foi aprovado na apresentação de trabalhos no 1º SENABS (Seminário Nacional da Atenção Básica), em Natal foi apresentado na 1ª amostra do PSF do Município, além de incluído num dos trabalhos apresentados num seminário de Psicologia em Maceió/AL. Dentro da SMS, foi apresentado para o comitê de humanização, mas não consta, apesar de já solicitado, em nenhum dos sites da secretaria. Sinto que ainda estamos longe de ver concretizado na prática, o discurso em torno da promoção. Fazer o quê? vamos travando a cada dia uma luta diária para um exercício diferente do "fazer saúde", sem apoio, amparo ou oportunidades, mesmo assim vamos teimando.
Obrigada e até breve com mais notícias nossas.
Jaldisia
Por Bruno Aragão
Oi, Jaldísia! Tudo bem?
Que interessante a experiência do PESA! Fiquei interessado em produzir uma matéria sobre o projeto pra divulgar nos outros canais de comunicação do HumanizaSUS. Você pode me passar seus contatos pra gente conversar um pouquinho? O meu e-mail é o [email protected]
Grande abraço!
Bruno
É claro que podemos nos comunicar sobre o projeto sim, eu até agradeço pelo interesse e apoio. Vou mandar no seu seu e-mail um resumo do projeto com um slide das principais fotos das nossas atividades.
Um abraço
Jaldisia
Cara Jaldisia, gostaria lhe parabenizar por esse incrível projeto cuja relevância é notável para aquela comunidade. O trabalho que vocês estão realizando traz frutos imediatos, mas certamente os maiores frutos ainda estão por vim devido ao esforço e a determinação da sua equipe. Meu primeiro contato com esse projeto deu-se por meio de uma conversa com a antiga diretora da USF de Cidade Nova que me falou encantada do projeto. Realizo uma pesquisa do CEFET em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde sobre as atividades lúdicas desenvolvidas nas USFs de Natal e tive a oportunidade de estar presente na última aula do grupo que está se formando com o Pau e Lata com as crianças da favela. Uma experiência maravilhosa, uma iniciativa que merece ser divulgada. Em nova pesquisa, desenvolveremos um vídeo sobre as atividades lúdicas que contribuem para a construção de novos discursos e reflexões sobre as práticas em saúde e gostaríamos que a experiência de vocês constasse no vídeo. Novamente, parabéns a todos! E sucesso!
Que bom que a rede proporcionou maior contato com nosso projeto.
Agradeço pelo estímulo, lembrando sempre que o mérito é de todas as equipes de saúde da USF que estão, efetivamente, se engajando nesse trabalho. Gostaríamos de poder receber de vcs uma cópia das fotos ou vídeo que por ventura fizerem do projeto.
Um abraço
Jaldisia
Por Luciane Régio
🙂
Por jacqueline abrantes gadelha
Jaldísia,
Bem-vinda a esta rede! Adorei sua estréia!
Alô, pessoal do SUS que dá certo! Abre alas para o pessoal de cidade Nova passar! Natal tá chegando….
Um abraço forte,
Jacqueline