Na manhã do dia 21, nosso grupo de extensão retornou ao CAPS casa verde para oferecer as pessoas usuárias a primeira oficina de mídia. O principal objetivo desse momento é promover a inclusão digital, melhorando a qualidade de vida dos envolvidos através do acesso à informação e à comunicação.
Depois de nos apresentamos, fomos saber quais seriam as principais/comuns dúvidas no manuseio das tecnologias. Orientamos a respeito dos golpes telefônicos que infelizmente ainda existem e logo após nos separamos em grupos menores para que a oficina se realizasse.
Dentre as dúvidas frequentes estavam: como realizar ou atender a chamada de vídeo no WhatsApp, como criar um Instagram, como postar ou replicar storie, como manusear o canva, entre outras questões que ao longo da oficina pudemos solucionar, como também proporcionamos a prática por parte dos participantes.
A internet nos dias atuais é uma plataforma com uma diversidade de serviços e conteúdos extremamente úteis para as pessoas. Estar incluído digitalmente, permite enxergar um mundo de possibilidades.
Quem participou devolveu um feedback super positivo aos estudantes, o que gerou no grupo um sentimento de gratidão por conseguir promover tamanho impacto na vida deles. A proposta agora é dar continuidade as oficinas, sempre às sextas-feiras a partir das 10h. E vamos com mais oficinas
Por Sérgio Aragaki
A inclusão digital é fundamental. Para além da existência de equipamentos (celular, notebook, computador) e de internet (pacote de dados, rede aberta), as pessoas precisam saber como utilizar os meios de comunicação.
É atender chamadas, identificar golpes, bloquear pessoas indesejadas… ligar em áudio pelo whatsapp ou pelo Instagram… fazer videochamadas… usar google meet, skype etc… abrir microfone, fechar microfone, abrir câmera, fechar câmera… levantar e abaixar “mãozinha”… ufa!!! Olha só quanta coisa que poderá ser trabalhada nessas oficinas!!!
Foi boa demais essa primeira!